terça-feira, 22 de setembro de 2020

SETEMBRO AZUL E INCLUSÃO SOCIAL por Iza Lira


 

Um mês inteiro para a sociedade refletir sobre a importância da inclusão social. Para os que buscam o conhecimento da LIBRAS a  gratidão em minimizar o silêncio. Para os surdos a satisfação de muitas conquistas alcançadas, porém ainda tem um longo caminho a percorrer em busca dos seus direitos.

 

Comunicar-se...

É fundamental na vida do ser humano. Ouvir o outro é estar em conexão com o mundo do qual fazemos parte.

Imagine que você não pudesse ouvir. Quantas oportunidades perderiam, quantos assuntos ficariam sem o seu conhecimento, como saber o que você estaria querendo dizer ou o que queriam lhe transmitir?

Diariamente nos deparamos com inúmeras dificuldades na comunicação entre surdos e ouvintes, tanto nas ruas, como em repartições e principalmente nas redes sociais, quando são compartilhadas informações de conteúdos e produtos importantes, direcionadas quase sempre ao público ouvinte. Sendo assim dificultado o entendimento do surdo.

Vivemos num país que, segundo pesquisa, Agência Brasil,RJ do último censo, de 2019, convivemos com uma população de 10,7 milhões de pessoas com essa deficiência, dentre esses, a maioria permanece excluída, apesar de muitas lutas pela inclusão social.                                                 

Nesse período de pandemia, a sociedade em geral, sentiu dificuldades e limitações. Momento esse que se transformou em tédio ou aprendizado!

Pensemos: Como foi para eles?

É chegada a hora de refletir!

É preciso ter empatia pondo-se no lugar daqueles que nasceram ou sua vida foi transformada num profundo SILÊNCIO. Alguém se quer imagina como não ouvir: "O murmúrio do vento, a melodia da chuva no telhado, o barulho das ondas do mar na areia da praia, o contagiante canto dos pássaros"?

Quanta dificuldade essa comunidade enfrenta na sua existência onde poucos o entendem?

Por esse motivo, para que esses membros da sociedade (OS SURDOS) possam ser incluídos e compreendidos faz-se necessário fazer o diferencial.

Aprenda LIBRAS e contribua para a verdadeira INCLUSÃO.

 

IZA LIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário