quinta-feira, 25 de setembro de 2014

RESPOSTA À PROVOCAÇÕES E O ESVAZIAMENTO DO DISCURSO POLÍTICO

Foto: Portal Jatobá

Troca de farpas entre o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, e o deputado e candidato à reeleição, Rodrigo Novaes, esquentou as redes sociais, o boca a boca e comícios. No entanto, esfria o que de fato interessa nos debates políticos: propostas, análise de conquistas, metas, explanação simples de temas complexos à população.
Procurado pelo Blog Gota d’água, o deputado Rodrigo Novaes desmentiu a fala do então prefeito acerca de uma suposta atitude parlamentar. 
O prefeito, em diversas reuniões que tem feito com representações sociais do município, teria dito que não apoiava o deputado por esse ter pedido que o ICMS, Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação fosse destinado ao município de Floresta.
Fazia referência ao ICMS pago a nosso município pela CHESF.
O deputado não somente desmentiu como publicou uma carta destinada à figura do prefeito criticando sua gestão e fala. O teor na íntegra da carta foi autorizado pelo próprio deputado a ser publicado aqui e se encontra ao fim da matéria.
No último comício em Petrolândia, ocorrida no último dia 20 (sábado), o deputado desistiu de não comentar as críticas em palanque. Rebateu não somente esse fato, mas diversas outras provocações lançadas pelo prefeito. Sobre o ICMS admitiu ser um tema complexo para a compreensão dos populares e que a opção de reduzi-lo partiu do próprio prefeito em acordo político com o então governador, Eduardo Campos. Segundo o parlamentar a atitude do prefeito foi correta, portanto sua crítica se dirigia à mentira de afirmar que ele, Rodrigo Novaes, havia pedido essa dispensa do benefício.
Comentou ainda sobre o que ele chamou de “gracejos” do prefeito. Afirmar que o deputado gosta de pega de boi, futebol e tem carinha de bonzinho foram, de forma irônica, confirmadas pelo parlamentar. Afirmou que não somente gosta dessas práticas esportivas, como trabalha para reforça-las com políticas públicas de incentivo em detrimento do prefeito, já sua cara de bonzinho deve-se aos pais e Deus, que o teriam feito assim.
O prefeito já foi procurado pelo blog para conceder uma entrevista, mas ainda não deu resposta. O espaço está aberto para comentar as críticas do deputado. E também para tornar os temas ICMS, Royalties e arrecadação mensal do município mais didáticos e compreensíveis à população. Assim teríamos um melhor proveito de "palestras" e reuniões com o cidadão (de preferência que aconteçam periodicamente e não somente em período eleitoral).
Abaixo o texto de Rodrigo Novaes, na íntegra, em resposta às críticas do prefeito. Publicado recentemente nas redes sociais (estranhamente sumiu) teve sua publicação, nesse espaço, autorizada pelo deputado.


Texto enviado pelo próprio deputado Rodrigo Novaes:

"A política mexe com as pessoas e as vezes levam-nas a perder a razão. Passam a mentir, difamar, enganar as pessoas no sentido único de poder se sair bem nas eleições. Não faria política se fosse necessário mentir para ganhar voto.
O prefeito de Petrolandia, com quem estudei na faculdade - mas na vida tivemos lições bem diferentes - tenta enganar todo um povo com um comportamento medíocre, infantil, bisonho, o que, aliás, é sua marca.
Não tendo o que falar de mim, vem dizer que fui a "favor da redução do repasse do ICMS de Petrolândia, que jogo futebol e que tenho cara de bonzinho"
Agradeço a cara de bonzinho.
Mas o que ele não diz é que ele abriu mão do aumento do ICMS em acordo que fez com o governo do estado, no qual participaram os prefeitos da região, e eu não estava.
Petrolândia podia ter batido o pé, insistido, mas não fez.
A minha posição foi a de defender toda a região. Que continuasse como sempre foi. Não haveria, portanto perda de ninguém! Repito: quem podia ter insistido para que o ICMS todo ficasse para Petrolândia era o prefeito, mas esse abriu mão!
Tenho compromisso com a verdade e não tento iludir ninguém. Não sou cínico e tenho caráter.
Devia guardar suas mentiras para tentar justificar suas contas que foram rejeitadas no Tribunal de Contas do Estado..
Mas sua fúria, suas ofensas a mim traz cheiro de recalque. Deve olhar pra trás e ver o deputado sem expressão que foi.
Jogo futebol, bebo pouco; gosto também de trabalhar, de servir ao meu estado, e de tratar as pessoas com carinho e atenção.
Com humildade sigo adiante. Nada nem ninguém vai me conduzir a fazer política afastado do povo, dentro de um gabinete com ar condicionado. Gosto de gente, desprezo a arrogância e o luxo..
Quanto ao deputado dele, aquele que passou 4 anos prometendo um píer - e não fez, e que a única ação que teve em Petrolândia foi um campeonato de jétski, esse receberá das urnas a avaliação do povo no próximo dia 5.
Em meus comícios não pretendo falar desse assunto. Gastarei meu tempo e a atenção das pessoas para dizer do meu carinho por esse município, e para prestar contas de nossas ações e de nossa luta pelo sertão.

Muito obrigado. Vamos em frente. Grande abraço."

4 comentários:

  1. Isto que o Prefeito falou se engradecendo Polticamente é de uma falta de postura incrivel.
    Mas esperar o que de um lider quem 6 anos de mandato e que fez muito pouco pelo nosso Municipio.
    Então caro Rodrigues Novaes não sou seu eleitor mais admirei sua postura sobre esse assunto.
    Daniel tenho interesse de publicar essa matéria em meu Blog para que esse assunto venha á tona, meu bolg é:petrolandianoticias.blogspot.com.br.
    Me mande á resposta por email:alex.ro2@hotmail.com
    A

    ResponderExcluir
  2. O comportamento do prefeito do nosso município vem deixando muito a desejar...

    ResponderExcluir