sexta-feira, 14 de novembro de 2014

REPRESENTAÇÕES DA PREFEITURA E ARBIO PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA GESTÃO AMBIENTAL.


Nos dias 11 e 12 de Novembro aconteceu em Floresta o segundo ciclo de capacitação de municípios para gestão ambiental. Organizado pelo SEMAS (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade) a segunda edição contemplou 139 municípios do estado com capacitações voltadas para a estruturação de uma gestão pública estadual de meio ambiente.

Foto: George Novaes

Petrolândia contou com representações da Arbio (o presidente da ONG, George Novaes e Niedja Batista) e da gestão executiva municipal através de Ana Tereza (primeira-dama e secretária de Ação Social).
Temas como licenciamento e fiscalização ambiental, ICMS Socioambiental, Agenda 21 local, A3P e Agenda Ambiental Local, Resíduos sólidos, Portal INFOSEMAS, Lei complementar 140/2011, Educação Ambiental, Unidades de Conservação e Cadastro Ambiental Rural (CAR) foram contemplados por palestrantes e participantes do evento.

Foto: George Novaes

Além da importante capacitação, a edição disponibilizou para os municípios o portal INFOSEMAS. Uma plataforma onde os gestores municipais e demais órgãos ligados ao meio ambiente poderão inserir os dados ambientais desenvolvidos por seus gestores para uma posterior integração de informações e acesso consultivo do público em geral. A partir do portal o público poderá acessar se um município possui secretaria e conselho de meio ambiente ou mesmo Unidade de Conservação. Uma grande oportunidade para nosso município, Petrolândia, desenvolver a esperada e polêmica ação política ambiental tão propagada nos movimentos pró-Rio São Francisco contrários às obras de transposição.
Com a atitude do Semas as secretarias e principais interessados por uma política em defesa do meio ambiente poderão dispor tudo o que desenvolveram e irão desenvolver de políticas e educação ambiental dentro do município. 
Em Petrolândia a política ambiental poderia ter tido um início pela resolução da problemática de saneamento básico e distribuição de água do bairro Nova Esperança, mas essa, pelo que foi discutido em audiência, não competirá mais ao prefeito;  porém diversas outras atitudes são importantes:

Implantação da Agenda 21; 

Revitalização da orla; 

Coleta seletiva do lixo para fins de reciclagem; 

Educação ambiental, essas necessitam de um olhar especial. Precisam ir além de "campanhas educativas nas escolas", pois muitas dessas acabam por gerar ainda mais resíduos com suas cartolinas e banners que serão descartados após posts em redes sociais e caminhadas; 

Incentivo à pesquisas de reuso da água;

Criação do Conselho Ambiental;

Capacitação de recursos via editais e apoio amplo aos que foram conquistados por representações do município (como Sala Verde e COMVIDA); 

Enfim, o Ciclo de Capacitações a Gestores Ambientais, acontecido em Floresta, abriu o leque de possibilidades para que os representantes da gestão executiva do município presentes, de fato, construam e convençam acerca de uma política ambiental séria e responsável a ser implementada e amplamente divulgada em nosso município.

Mais informações sobre o ciclo de capacitações e calendário dos próximos encontros acesse a partir do link:







Nenhum comentário:

Postar um comentário