domingo, 11 de janeiro de 2015

UM PAPO COM ROGÉRIO NOVAES - ÁGUA NO BAIRRO NOVA ESPERANÇA E PROCESSO DE LICITAÇÃO NO MUNICÍPIO

Foto: George Novaes

Na penúltima parte de nossa matéria o vereador fala sobre dois temas polêmicos: água no Bairro Nova Esperança (de quem será a responsabilidade, afinal?) e sua percepção sobre os processos de licitação no município. Processo geralmente questionado quanto a sua transparência e resultados.

Daniel Filho – O problema do abastecimento de água no Bairro Nova Esperança novamente está gerando discussão. Primeiro o deputado Rodrigo Novaes convocou os moradores a esquecer o prefeito e que, a partir dali, a COMPESA iria fazer todo o trabalho. Agora, em entrevista, o prefeito disse que vocês não mandam em nada e é a prefeitura quem vai fazer. E agora? Fica na mão de quem?

Rogério Novaes – Daniel, você sabe que esse ponto é muito polêmico. Sempre digo em meus discursos é que o Bairro Nova Esperança é o reflexo dessa gestão. Costumam comparar municípios vizinhos com Petrolândia, deveriam comparar com o Bairro Nova Esperança. Comparar com uma cidade projetada é fácil. Aí vem um e põe a culpa nos invasores, mas quem fiscaliza se terrenos estão sendo invadidos? Quanto a falta de água no bairro. Não existe água lá hoje por falta de um projeto que o prefeito deveria ter entregado à COMPESA e até hoje não entregou. Perdeu-se até recursos por falta desse projeto.
Então, na audiência pública, o deputado Rodrigo Novaes deixou bem claro que se o prefeito esqueceu do povo então chegou a hora do povo esquecer do prefeito e a COMPESA esquecer também.
De fato ele não está mentindo em dizer que vereador não faz nada. Verdade, vereador não é executivo, vereador legisla. Mas eu acredito muito que essa obra aconteça esse ano ainda. Ficou acertado que em fevereiro terá uma nova audiência no bairro onde a COMPESA se comprometeu em apresentar um projeto e então partir para a execução.

PROCESSOS DE LICITAÇÃO

Daniel Filho – Uma das muitas críticas que se faz ao município é sobre os processos de licitação. Nesse seu mandato o que deu para perceber? De fato o município apresenta problemas em seus processos de licitação?

Rogério Novaes – Acho que depende da programação de cada gestor. Ele tem que estar preparado para cada etapa no decorrer de seu mandato. Sentimos no início do ano passado que faltou merenda por quase três meses. Quer dizer, faltou por quê? Programação. E é possível que aconteça a falha novamente.

DF – E sobre a transparência no processo?

RN – Sobre a transparência o que eu digo é que se temos diversos blogs locais. O seu está iniciando, mas com poucos meses já tem muitos acessos. Temos outros mais antigos e famosos como o de Assis Ramalho e Jair Ferraz, então por que não fazer divulgação dessas licitações em blogs locais? Por que só sai no Diário  Oficial com letras bem miudinhas? Então, a meu ver, está faltando transparência.

DF – O Blog Gota D’Água recentemente fez uma matéria sobre mobília escolar, onde a troca de toda a mobília foi questionada por nós quanto a necessidade visto que algumas estavam em tão bom estado que chegaram a ser doadas para o Instituto Federal. Foi feita através de licitação a compra dessas novas cadeiras?

RN – Vi a matéria, achei interessante. Veja só, desde 2009 foram feitas duas compras de cadeiras com valor acima de R$700 mil reais. Uma compra em 2009 outra em 2013. A lei diz que acima de R$8 mil reais toda compra tem que ser através de licitação, mas ele não pediu licitação. Inclusive se você abrir há um inquérito civil formulado no Ministério Público de Petrolândia, onde os autores fomos nós mesmos, feito abertamente e entregue à promotoria.
Já tem mais de ano que foi formulada essa denúncia, mas infelizmente a lei é lenta. Mas esperamos que o desfecho seja transparente. Se ele acertou, palmas para ele, se fez errado que tenha punição.

DF – Mas não passou pela câmara a aprovação para essa compra?


RN – Não. Ele alegou inexigibilidade. Alega que o motivo foi padronização e que isso se enquadra. Mas não acho justo ele afirmar que essa foi a melhor padronização do mercado sem ter feito comparação. Tenho certeza que se tivesse feito cotação teria achado mais barato e de melhor qualidade.

NA ÚLTIMA PARTE: NOVIDADES NA CÂMARA PARA 2015, SUA PERCEPÇÃO SOBRE O CENÁRIO POLÍTICO MUNICIPAL PARA 2016, O QUE PODEREMOS ESPERAR DE SEU MANDATO EM 2015 E SEUS PLANOS PARA AS ELEIÇÕES 2016

3 comentários: