segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

UM PAPO COM ROGÉRIO NOVAES - PARTE FINAL

Foto: Daniel Filho

E na última parte de nossa matéria o vereador abre o jogo sobre suas pretensões políticas, analisa um possível cenário político municipal para 2016, ausência de diálogo entre prefeito e vereadores de oposição, anuncia novidades na câmara e assinala sobre o que podemos esperar de seu mandato em 2015.

NOVIDADES NA CÂMARA

George Novaes – Você afirmou que haverá novidades na câmara em 2015. Que tipo de novidades poderemos perceber aqui?

Rogério Novaes – A novidade que vejo é a aproximação do povo com a câmara. A câmara itinerante, por exemplo, é uma inovação. Enfrentou alguns problemas ano passado por causa das eleições, mas que esse ano esperamos poder organizar no mínimo doze sessões itinerantes. Já estamos organizando o calendário.

GN – Quem está coordenando a Câmara Itinerante?

RN – É coordenada pelo presidente da casa que é quem executa e, junto a outros vereadores, define a localidade.

Daniel Filho – O que fazer com os resultados das demandas observadas?

RN – O que compete ao vereador. Sentir os anseios do povo e repassar ao executivo através de indicação, solicitação daquela localidade.

DF – E o executivo esteve aberto a esse diálogo?

RN – Até hoje não. Acho até que é o que mais atrapalha o desenvolvimento de nosso município. É esse pensamento de que “oposição não é ninguém”.

GN – O líder do governo aqui na câmara é o vereador Silvio. Ele não faz essa articulação entre o executivo e o legislativo?

Foto: George Novaes

RN – Olha, como exemplo vou voltar ao tema da associação catingueira. Nós falamos com o líder do governo para que fosse marcada uma reunião entre nós, o pessoal e ele. A resposta foi que não havia necessidade porque ele não teria mais nada a dizer. Que já estava tudo resolvido. Então, assim, que o líder leva nosso pedido, leva, só que a resposta é sempre Não e Não.

GN – Hoje para haver avanços em diversos setores como educação, transporte, meio ambiente é preciso diálogo. Hoje não cabe mais esse tipo de gestão sem diálogo. Se não está acontecendo não é porque estão permitindo que aconteça?

RN – O que posso dizer é o seguinte: essa casa aqui, e falo por todos, está aberta ao diálogo seja com quem for. Gestor, ministério público... Seja quem for.

PREVISÕES PARA 2016

Daniel Filho – Em entrevista o prefeito evitou falar sobre o cenário político municipal para 2016. Você pensa como ele ou já enxerga um cenário organizado?

Rogério Novaes – Veja só, em parte concordo com ele quando afirma que antes de 2016 temos 2015 pela frente. Porém acho que o recado do povo foi dado nessas eleições. O povo tá acordando. A política de Petrolândia deu uma balançada em toda a população. Começou com a internet que deixou os jovens de olhos abertos e despertou a curiosidade até mesmo dos mais idosos.
Em seguida as manifestações que vieram contra o governo Dilma. Tudo isso acordou a população em geral. Em Petrolândia não está sendo diferente.
Então 2015 está aí para que possamos cobrar o que tem que ser cobrado, o que é nosso de direito. A população tem que estar atenta e entender que o vereador está aqui, mas ele não tem condição de fiscalizar todo o município. Quem pode fazer isso é o povo. O povo são os olhos e ouvidos do vereador e o vereador está aqui para ver a coisa acontecer. Faz a denúncia, a gente vai lá e apura.
Um exemplo é a área rural que represento. Os problemas do Icó-Mandantes eu tenho eles na minha mente e no meu dia-a-dia, mas infelizmente não sou deus para chegar e apaziguar tudo de uma vez só.
Quero o povo atento para ver:
Se o gestor está bem, que continue, se a população vê as necessidades como eu vejo, como você vê e muitos estão vendo, então que veja 2016 com outros olhos.
Petrolândia está há 20 anos no poder de uma única família que nem daqui não é. Então nós temos filhos de Petrolândia que, eu tenho toda certeza, é o maior conhecedor de todos os problemas. Ele é gestor de gabinete. De atender quem ele acha que deve atender e não é assim. Gestor é para estar no meio do povo. É para saber a necessidade de cada comunidade.
A comunidade do Icó-Mandantes, por exemplo, é responsável por 70% da produção agrícola de Petrolândia e não tem assistencialismo nenhum desse cidadão.
Ele comprou um balanção para poder pesar nossos caminhões com a nossa produtividade há mais de três anos e não está instalado. Comprou com recurso que ele diz ser do município, mas não sei se está aplicando como deveria. Por que você compra um balanção de R$100mil reais e guarda por três anos?
Então tenho certeza que surgirão nomes. Nosso presidente da casa mesmo diz estar pronto. Ele não diz que é candidato, mas está pronto para ser se o povo achar que ele merece. Mas eu tenho certeza que Rogério Novaes, Daniel Filho ou Jorge Viana podem também ser, mas quem vai dizer é o povo.
Uma coisa é certa, do jeito que aí está eu jamais apoiaria alguém que esse cidadão indicasse. Nada contra a pessoa Lourival, que é uma pessoa comum como eu e você, mas o gestor é uma vergonha. É uma forma política que precisa ser esquecida.
Estou pronto para em 2016 eu ser o que o povo quiser que eu seja.

Foto: George Novaes

DF – E se o povo desejar um novo mandato para vereador?

RN – Aí digo o seguinte: vai ter que me convencer de que não há um nome melhor que o meu, porque se tiver eu apoio. Mas se disser que tem que ser, serei. Mas preciso ser sincero a você, não desejo ser mais candidato a vereador.

DF – Quando você diz sobre a fala do povo, essa será através de pesquisa ou no boca a boca?

RN – Estamos num país democrático, então a pesquisa é um meio em que a população consegue expressar seus sentimentos. Só não acredito em pesquisa parcial para se enganar. Tem que ser feitas por institutos competentes.

O QUE ESPERAR DE SEU MANDATO EM 2015

DF – O espaço está aberto para dizer o que podemos esperar de seu mandato em 2015 e enviar uma mensagem a nossos leitores.

RN – Quero agradecer pelo espaço no blog para poder expressar e mostrar o que realmente está acontecendo. Eu só tenho mais dois anos de mandato, ainda estou aprendendo. Estou de portas abertas para ouvir a população, pois não sou funcionário do prefeito, não sou funcionário do presidente, eu sou funcionário do povo.
Com olhos e ouvidos atentos para que possamos fazer uma gestão melhor do que foi agora nos últimos dois anos de mandato onde, graças a deus, fui eleito o vereador mais atuante do município. Então pretendo em 2015 alcançar o mesmo mérito. Para isso preciso da população me cobrando. Onde estiver errando que cobre. Agora que cobrem até onde posso ir, pois em outras instâncias...
No mais quero desejar um feliz ano novo a todos para que possamos amenizar os anseios da população de Petrolândia.

Foto: Daniel Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário