sábado, 21 de março de 2015

1.005 TONS DE COBRANÇA



O Sertão de Itaparica foi palco para o segundo ciclo de seminários TODOS POR PERNAMBUCO. Petrolândia, Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba, Jatobá e Tacaratu participaram ativamente dos debates e construção de sugestões. Foram 1.005 sugestões construídas em oito pontos de discussão: Saúde, Educação, Se
gurança, Cidadania, Desenvolvimento Rural, Economia, Sustentabilidade e Inovação, Água e Infraestrutura, entregues ao novo mandato do PSB que se inicia com Paulo Câmara.

PARTICIPAÇÃO PETROLANDENSE

Prefeito, primeira-dama, vereadores e comitiva, reunindo diversos segmentos da sociedade civil, deram contribuições valiosas aos debates, conseguindo eleger representações na plenária principal e garantir a inclusão de sugestões de intervenção importantes para o município.

Foto: Acervo Câmara

Fora das salas de discussão os vereadores Fabiano Marques, Rogério Novaes, Jorge Viana, Carlinhos, Noca e Zé Pezão, junto ao deputado estadual Rodrigo Novaes, entregaram ao governador a solicitação de recursos para a implantação do sistema de abastecimento de água no Bairro Nova Esperança. Reforçaram ainda a importância da recuperação do trecho conhecido como CINTURÃO VERDE que liga os perímetros irrigados à BR 316.
Em meio a tanto choro de governos municipais e estaduais com relação à crise financeira fica a dúvida:
Quem assumirá a paternidade das obras se elas, de fato, saírem do papel?

EDUCAÇÃO E CULTURA

A sala com maior número de participantes e demandas foi a de Educação e Cultura (sempre os setores mais críticos), contou com 150 participantes e 319 propostas.
Os números se justificam pela carência de sempre. Pontos como a criação do Pacto pela Cultura, fortalecimento da Educação no Campo, melhoria do transporte escolar e ampliação do acesso à internet, extensão do concurso Professor Autor a publicações literárias e científicas do professor, incentivo a professores pesquisadores e, claro, cumprimento do Piso Salarial aos professores foram citados. Em seu portal oficial o governo não citou a reinvindicação de melhores salários aos professores e cumprimento do piso salarial que, todos os anos, é interpretado de forma conveniente aos mandos do partido. Fred Amâncio, secretário de educação do estado, apresenta a interpretação de que, por compreenderem garantir o mínimo à classe desde o início da implantação da lei, em 2015 apresentarão o reajuste de 13,01% apenas aos professores com magistério. Aos demais será dado um reajuste de 0,86% (pouco mais de R$15 reais). Afinal, segundo ele, a lei diz que o piso é de R$ 1.917,78 para docentes com 40 horas semanais, portanto restam exatos 0,86% para atingir esse valor. O secretário não compreende que, dessa forma, o reajuste fere a carreira e iguala nível médio ao superior.

Fred Amâncio

A categoria, através do sindicato, já decretou ESTADO DE GREVE e, a depender das negociações de segunda-feira (23), o governo Paulo Câmara poderá enfrentar sua primeira greve na educação. Os professores municipais de Petrolândia podem vir a seguir o mesmo caminho mais uma vez.
A situação remete ao intrigante pedido da prefeita anfitriã, Rorró Maniçoba (PSB), ao governador em seu discurso de abertura. Dentre tantos, destacou a necessidade de reforma do batalhão, cadeia e construção de um presídio.
Eis o reflexo do descaso. Pedem-se investimentos na melhoria do sistema carcerário quando educação e cultura anseiam e gritam por mais, muito mais. Quando a tendência mundial de países desenvolvidos é fechar presídios por falta de presos e, em seus lugares, construir museus, centros culturais e escolas, parte de nossos políticos pede a expansão do aprisionamento “...mas com condições de infraestrutura melhores para os presos, afinal, eles também são filhos de deus...” dirão.

Há 1.005 itens a serem cobrados somente em nossa região para os próximos quatro anos. O tom da cobrança definirá rumos: efetivação ou desrespeito a tudo que foi posto no megaevento. 
E que, de fato, juntos possamos cada vez mais.

Foto: Daniel Filho


Foto: Daniel Filho


Foto: Daniel Filho


Foto: Daniel Filho


Foto: Daniel Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário