domingo, 8 de março de 2015

LEVANTAR E LUTAR PARA INSPIRAR


Atendendo sugestão de uma leitora, fomos conhecer um pouco sobre o trabalho da coordenadoria da mulher em nosso município, Petrolândia.

Foto: George Novaes. 

Ivete Venâncio de Vasconcelos (coordenadora regional)

 e Paula Francinete Ramalho (coordenadora municipal)

Criada pela Lei n°1040/2010 a Coordenadoria Municipal de políticas para as Mulheres tem a finalidade de promover políticas públicas de equidade de gênero. A princípio vinculada ao gabinete do prefeito, hoje tem sede na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude. A secretária Anna Tereza Simões informa que, em breve, a coordenadoria voltará ao gabinete do prefeito. Eliane de Sá Alves passará a coordenar no lugar de Paula Francinete Ramalho que, por dois anos e dois meses, ficou responsável pelo setor.
O trabalho é feito com parcerias entre o governo estadual e federal (esse por meio de participação em editais). Ivete Venâncio de Vasconcelos é a coordenadora regional da Secretaria Estadual da Mulher e participou do nosso encontro.

ATRIBUIÇÕES DA COORDENADORIA

Foto: Daniel Filho. 

Secretária Anna Tereza Simões

Deve assessorar o governo municipal na formação, coordenação e articulação de políticas para as mulheres; promover campanhas educativas e anti-discriminatórias; promover a igualdade; buscar cooperação com organismos públicos e privados e enfrentar a violência contra a mulher.


RECONHECIMENTO

A coordenadoria municipal obteve reconhecimento estadual por suas ações através do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

AÇÕES PARA 2015

Foto: Daniel Filho

A secretária Anna Tereza Simões aproveita o espaço para destacar os diversos cursos oferecidos pelo PRONATEC nas modalidades MULHERES MIL e PRONATEC CAMPO que já foram aceitos enquanto demanda e estarão em aberto para preenchimento de vaga ainda no primeiro semestre. São os cursos:

AGENTE DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

ARTESÃ DE PINTURA EM TECIDO

FRUTICULTOR

CRIADOR DE PEIXES

APICULTOR

PISCICULTOR

Vinte vagas para cada curso a serem preenchidas exclusivamente por mulheres. Que ao fim do curso todas as mulheres encontrem campo de trabalho para exercer a profissão no próprio município.

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

 A coordenadoria em nível estadual oferece órgãos e serviços de atendimento à mulher em situação de risco tais como:

SERVIÇO DE ABRIGAMENTO – A mulher que correr risco de morte tem garantia de abrigamento em local seguro e não divulgado com custeios pelo estado e município parceiro por até seis meses. Petrolândia, desde sua instalação, atendeu a duas mulheres nessa situação.

DELEGACIAS ESPECIALIZADAS - Denunciar violência doméstica em delegacias comuns, normalmente, geram desconforto e constrangimento à mulher. As delegacias especializadas visam dar uma cobertura assistencial mais segura. A coordenadoria municipal, junto a regional, lutam pela implantação de uma delegacia especializada na região.

DEFENSORIA PÚBLICA ESPECIALIZADA, PROMOTORIA E NÚCLEOS DE APOIO À MULHER, VARAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER.

EM BRIGA DE MARIDO E MULHER...(?)

Abaixo ao estúpido ditado: “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher!”. Toda e qualquer violência contra a mulher precisa ser denunciada.




O blog firma parceria com a coordenadoria para publicar futuras ações no município e artigos com a temática.

LINKS para acesso de informações e serviços:

PROGRAMA MULHER VIVER SEM VIOLÊNCIA:

Tudo sobre a LEI MARIA DA PENHA:

SECRETARIA ESTADUAL DA MULHER:


Foto: George Novaes. 

Eliane de Sá Alves, Paula Francinete, Ivete Venâncio de Vasconcelos e

 Anna Tereza Simões. Equipe responsável pelos cuidados da mulher petrolandense e região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário