quinta-feira, 12 de março de 2015

REUNIÃO LONGA NA CÂMARA DE VEREADORES - por George Novaes

Foto: George Novaes

Numa das sessões mais longas da Câmara de Vereadores de Petrolândia e presença de todos legisladores, três temas foram amplamente discutidos, a devolução de uma ambulância SAMU, o iminente fechamento da Agência da Previdência Social (INSS) e a falta de planejamento nas ações do executivo.
Esteve na plenária o prof. Fernando César para oficialmente receber do município a doação do terreno e prédios da Escola Agrícola ao Instituto Federal (IF) transformado em Centro de Referência do IF e o prof. Evaldo Nascimento que dirigiu sua fala em defesa dos direitos e projetos em beneficio dos professores da rede municipal de ensino.
O ver. Zé Pezão estava indignado com o atendimento dispensado a uma mulher aonde veio uma ambulância nova e foi, sem motivo lógico, trocada por outra antiga deixando a paciente a esperar por mais tempo para ser atendida, logo foi intercalado pelo ver. Eudes Fonseca que o para defender disse que o atendimento foi correto e que uma ambulância mais moderna e com mais suporte só não é utilizada porque médicos e outros profissionais não saberiam, pois não receberam treinamento. O ver. Noca disse sentir saudades de anos atrás quando tinha em Petrolândia que tomasse conta, olhasse para o povo e hoje o que vê é descaso e nenhum cuidado é tido para com o povo.

Foto: George Novaes

O ver. João Vicente justificou a devolução da ambulância do SAMU. Todos os municípios estão devolvendo, o município não tem dinheiro para manter esta unidade (algo em torno de 90 mil/mês), teria que pagar médicos, enfermeiros e condutores e que a cidade já dispõe de uma unidade de UTI Móvel, acusando cidades vizinhas como Floresta, Jatobá, Tacaratu e Ibimirim de não ter interesse e não colaborar para a manutenção do SAMU.
O ver. Jorge Viana critica todas as mazelas que hoje se ver por toda a cidade, uma vez que aprovaram um gigante orçamento de 103 milhões de reais para 2015 e não poder manter as unidades do SAMU, questionando quanto vale uma vida. Disse que o ver. João Vicente quer tapar o sol com uma peneira, argumentando que por baixo são 8 milhões de reais mensais e nada de Casas Populares, orla abandonada, nenhuma das creches foi feita e se tem uma UTI Móvel esta deve está guardada para não ter  gastos, sem falar no desperdício de dinheiro público já perdido pela total falta de planejamento em tudo que se faz neste governo do pref. Lourival Simões.  Essas são questões que o povo trás para nós vereadores diariamente. As Casas Populares que era para ser 60 só foi feitas 26 e nem concluídas foram e por isso está preso a uma situação e que outras 400 não podem ser construídas por esta pendência.
São seis anos e apenas 4 salas de aulas feitas e abastecidas com carro-pipa, isso é no mínimo mau administração do dinheiro público.

Foto: George Novaes

O ver. Carlinhos colocou que o pref. Lourival Simões já entrou para a história como o homem que acabou com a Banda Municipal e que deveriam realizar esforços, quem sabe junto aos empresários para o retorno da Banda. Em 2007 foi amplamente divulgado na cidade que Petrolândia teria um Campus da Universidade Federal, isso no governo de Dr. Marcos. Tudo que dependesse do MEC foi feito, mas os políticos locais não se mobilizaram, mais uma prova de falta de planejamento e ações concretas, ouvindo essas críticas do vice-reitor da UNIVASF. Petrolândia cresce e a juventude está preocupada, sem geração de emprego a situação é crítica. Quanto à questão habitacional existe uma PL que criou o “Lar Doce Lar” um programa para construção de casas e numa cidade com déficit de 1800 moradias não foi construída nenhuma com este recurso e estacionamos naquelas pequenas quantidades de casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” do governo federal.
“Oposição briguenta” começou o ver. Juarez Patriota em sua fala e disse que só existe democracia porque existe oposição - o que na verdade deveria ser o contrário. Disse que o gestor que tanto é criticado já foi duas vezes deputado estadual e eleito e reeleito prefeito de Petrolândia, então algo tem a oferecer, a prova foi o reitor do IF dizer que viajou por várias cidades e que em Petrolândia coisa funciona.
O ver. Rogério Novaes levantou os serviços prestados à Zona Rural do município, não tem coleta de lixo, inúmeras fossas estourando, esta região é a mais sofrida, mesmo sendo a área mais produtiva e que emprega o maior número de pessoas de forma direta e indireta entre todos os setores da cidade. Continuou dizendo que a Secretaria de Ação social e Juventude que tem uma verba de 1,7 milhões de reais e realizam ações no dia das Mulheres ou numa data comemorativa e vai a alguma localidade uma vez no ano para cortar unhas e cabelos do povo, que respeito é este, será que é somente isso que nossa sociedade merece? Isso sim é que é violência e este prefeito ai só olha para o umbigo dele e não está nem ai para o povo. Agora essa possibilidade de fechar o INSS e junto com Carlinhos pediu ao presidente da Câmara Fabiano Marques que convide o chefe do INSS para explicar o que está acontecendo que o caso é muito grave.
Disse que uma balança vai ser instalada sim no Icó-Mandantes, já que o prefeito guardou e nunca instalou a que veio para o município e pediu a intervenção do dep. est. Rodrigo Novaes para asfaltamento do Cinturão Verde (50Km) que dá acesso a área de produção do perímetro irrigado do Icó-Mandantes. E que a falta de planejamento do prefeito fez o bairro Nove Esperança ficar até hoje sem água, lembrando que voltou recursos apenas por falta de projeto.
O presidente da casa o ver. Fabiano Marques disse está feliz em participar do momento de criação do IF em Petrolândia e que todos se esforçaram para que chegasse este hora e que vai fortalecer os pedidos na intensão da implantação de um Campus do IF o mais breve, por intermédio do dep. fed. Zeca Cavalcante e o min. Amando Monteiro.
Falaram muito hoje em planejamento e o governo municipal não tem competência para planejar, este ano foi pior do que o ano de 2014, nada de merenda e reformas nas escolas, só segunda (10) algumas aulas começaram, e somente ontem (terça/11) foi licitado para compra de merenda escolar se repetindo o ocorrido no ano passado, sem falar no processo seletivo de professores que também só ontem foi concluído. Na mania de contratar em ano de eleições e depois demitir novamente. A coleta de lixo é mais uma mostra de incompetência na hora de planejar, desde junho de 2014 já sabiam que terminaria o contrato com a VIALIM, empresa que prestava este serviço, demorou a providenciar os caminhões coletores que só agora depois de muito descaso chegaram, as creches em total abandono desperdiçando algumas centenas de milhares de reais de dinheiro do povo. A falta de água no bairro Nova Esperança e por ai vai a prova da má gestão deste governo municipal.
Disse que vai convocar o chefe do INSS para não piorar as coisas para quem precisa destes serviços.
Vi em Blogs muitas homenagens às mulheres feitas pela prefeitura, realizando consultas e etc. Mas homenagem mesmo seria um ônibus confortável para Recife quando precisam de atendimento médico, que as aulas começassem em fevereiro, que seus filhos tivessem boa alimentação na escola, fardamento e qualidades nestes serviços, isso sim seria homenagear as mulheres.
Pediu compromisso de todos os vereadores e que se façam presentes na Audiência Pública sobre o abastecimento de água do Nova Esperança, que se realizará nesta quinta (12) e que não vai sossegar enquanto não ver água naquela localidade.

Foto: George Novaes







Um comentário:

  1. Situação complicada e, ao mesmo tempo, simples. Parece haver apenas falta de vontade da maioria dos Vereadores para entrarem em consenso. Independente de termos um prefeito que é ausente, os vereadores tem muito poder em mãos e não fazem mais por não quererem mesmo. Estou falando da maioria, porque sei que tem os que se salvam. Felizmente, sempre tem. E a esperança que resta fica nas mãos deles, que não podem fazer milagres, infelizmente.

    ResponderExcluir