sexta-feira, 17 de abril de 2015

GREVE MANTIDA... MENTIRAS E DESINFORMAÇÃO TAMBÉM!


Na assembleia de hoje (17) ocorrida no Teatro Guararapes em Olinda definiu pela manutenção da greve, mesmo após as ameaças do governador Paulo Câmara. Após o evento uma comissão formada por alunos e professores entregou as deliberações ao vice-governador do estado, Raul Henry. Durante a assembleia o SINTEPE foi notificado oficialmente pela justiça da suposta ilegalidade da greve assinada pelo Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Jovaldo Nunes, que determina a volta imediata das atividades, mas sindicato vai recorrer através do advogado Eduardo Pinheiro segundo o advogado. A portaria publicada pelo governo do estado na última terça-feira (14), que prevê o corte de ponto dos grevistas, rescisão do contrato de temporários e deslocamento dos trabalhadores que atuam nas escolas de referência, apresenta diversos pontos contraditórios e que soam como ar de ameaça contra os docentes.

EM PETROLÂNDIA

As escolas estaduais de Petrolândia aderiram parcialmente à greve. Estão em greve: Escola Jatobá, Delmiro Gouveia e São Francisco. Erem Maria Cavalcanti Nunes, Icó Mandantes e Juazeiro continuam funcionando com base no terrorismo da portaria.
Segundo a equipe gestora das escolas paralisadas a GRE Floresta determinou a organização de um novo horário com professores contratados para quebrar o movimento grevista, gerando mal estar e dificuldades, pois os professores grevistas se veem na posição de desfazer as ordens que, de forma submissa, gestores e “apoio” pedagógico atendem, exigindo do professor contratado que deem aula de qualquer forma independente da quantidade de alunos. O SINTEPE comunica que não deverão ser contabilizadas como dias letivos aulas ministradas, em período de greve, a menos do metade da turma o que significa dizer que essas aulas deverão ser repostas, gerando um trabalho duplo aos professores contratados.

Foto: Daniel Filho

Na foto ao lado um exemplo na Escola Delmiro Gouveia. A gestão fixou cartolina informando o retorno das aulas, ao lado os professores fixaram uma faixa comunicando a greve. Carros de som e redes sociais comunicam o retorno das aulas, professores fazem o caminho inverso.
E fica o questionamento: o que aprenderão estudantes que assistem aulas de professores coagidos arbitrariamente?

O Blog Gota d’água continuará fazendo a cobertura de todo o movimento. Sugerimos o documentário OAXACA – UM POUCO DE TANTA VERDADE, que mostra o movimento grevista de professores públicos na cidade de Oaxaca, no México. Sofrendo das mesmas ameaças e coerções o grupo docente se manteve firme diante todos os obstáculos impostos. Que sirva aos docentes pernambucanos que se mantêm firmes na luta.



Abaixo o link:

2 comentários: