sábado, 4 de abril de 2015

POLÍTICOS JOVENS. VELHAS (E CADUCAS) POLÍTICAS

Foto: Daniel Filho


No dia 1 de Abril, em Petrolândia, foi fechado o ciclo de atividades do DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE, promovido pela secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude junto a Casa das Juventudes com o que deveria ser um encontro entre jovens do município e políticos jovens para discutir políticas públicas para juventude do município.
O deputado federal Fernando Filho, o prefeito Lourival Simões e o vereador mais votado da última eleição, intitulado vereador dos jovens, Eudes Fonseca, foram ao encontro da juventude petrolandense na quadra esportiva da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Cavalcanti Nunes, mas se depararam com pouco mais de 30 pessoas. Um fiasco.

Foto: Daniel Filho

Não compreendemos a que se deveu o vácuo, pois muitas leituras são cabíveis: falta de esperança da juventude para com os políticos, desarticulação entre organizadores e gestores escolares para uma participação ampla da comunidade escolar da área urbana e rural, ou, como supôs a organização: “É feriado, gente!”
O prefeito Lourival Simões iniciou a discussão relembrando a data do golpe militar de 64 ressaltando a importância de celebrar a democracia com momentos como esse, uma roda de diálogo, e a importância de se ouvir as vozes das manifestações populares.
Mas, claro, ouvir se a manifestação for contra o governo federal. Contra o governo municipal a ordem é evitar “certos blogs e rádios”, negar coletivas de imprensa e participação em audiências públicas, fóruns etc, além da pior das práticas, chamar jovens ativistas, um a um em particular, para oferecer “amizade”, favores e empregos em diversos setores como os programas do GOVERNO FEDERAL: contratos para os programas BOLSA FAMÍLIA, MAIS EDUCAÇÃO, aliados a uma “recomendação fraterna”:
“Não vá participar de manifestação, hein? Essas coisas não são pra você e podem te atrapalhar no futuro”
Comentário soa sarcástico, mas é baseado em relatos reais.

Foto: Daniel Filho

O vereador Eudes Fonseca iniciou lembrando que se sente ainda jovem, provocou o prefeito a fazer outros movimentos como esse por reconhecer a importância democrática e deu “...início aos trabalhos!”
O deputado Fernando Filho (PSB) fez questão de quebrar o protocolo e chutar a formalidade pra lá. Convocou todos os trinta jovens a fechar o círculo e dispensar o microfone, para que um “papo descolado” acontecesse. Sob minha análise a opção se deu porque, com microfone e público disperso, ficaria evidente nas fotos que quase ninguém compareceu ao evento.
Desse ponto em diante o Blog Gota d’água se retirou por compreender a mensagem de abertura do evento quando foi anunciada a regra:
“Hoje temos professores e blogueiros, mas eles não vão falar nada. Quem vai falar são vocês, jovens!”
Portanto, coibido de questionar, recolhi meu chinelão e deixei a cargo da juventude me repassar o que de fato discutiriam. Portanto, a partir desse ponto, o relato é de um(a) jovem participante que chamarei N.

Foto: Daniel Filho

O(a) jovem define como pouco proveitoso. Quando o tema foi ensino superior o deputado preferiu não se comprometer com prazos, cursos, polos e metas. Apenas disse que se comprometeria em tentar algo e que “...é devagar que se chega!”. De fato, deputado. Devagar estamos vendo o polo Petrolândia da CESVASF (Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco) fechar as portas. Sua última turma do curso de letras encerrará o ciclo da instituição esse ano.
Um(a) outro(a) jovem questionou bem o vereador Eudes quando quis conhecer quais eram as ações dele para com a juventude que o elegeu para ser representada. Por sinal, uma questão bem semelhante a que lançamos ao vereador em entrevista. Para relembrar (e perceber que o prazo dado já venceu), segue o link:


O prefeito respondeu por ele “...está resolvendo comigo ainda!”.
AHÁÁÁ! Uma carta na manga para a juventude petrolandense. Esperamos que não seja sacada apenas quando nossos jovens já forem idosos. Algo que será lançado pelo prefeito e “doado” aos cuidados do vereador para esse assumir a paternidade e ter algo relevante (será?) no mandato a declarar ano que vem.
A sensação d(o)a jovem que me relatou o evento é de total decepção. Blábláblá a maquiar inexistência de ações políticas à juventude... às crianças... aos adultos... aos idosos.
O blog se pergunta e pergunta: Pra que reuniões, palestras, seminários, passeatas, se praticamente nada sai do discurso? Recentemente a secretaria de cultura promoveu uma roda de conversa para tratar da temática drogas, onde a repressão é posta como solução e a responsabilidade social desse governo omisso é encoberta com uma cortina que crê e quer fazer crer que a responsabilidade da degradação oriunda do vício se deve única e exclusivamente ao indivíduo. Apenas mais uma problemática social complexa tratada por nossos representantes municipais com a profundidade de um pires.

A PERIODIZAÇÃO TÁTICA

Em contra partida o parceiro de blog e educação, George Novaes, reúne uma quantidade maior jovens de forma muito mais eficaz. George busca aproximar  o futsal de rendimento da escola, verificando a viabilidade de colocar em prática certas questões teóricas referentes ao ensino dessa modalidade numa perspectiva conceitual, tendo como instrumento teórico a metodologia da Periodização Tática. De forma voluntária se torna educador e treinador de diversos jovens da área urbana e zona rural. O próprio nos conta:

Foto: acervo George Novaes

“Apropriei-me de suas vantagens para desenvolver habilidades com provisões futuras em beneficio dos alunos que sempre contam com a possibilidade de seguirem uma carreira no esporte. Considero assim, essencial a aplicação dessa ferramenta para que eles aproveitem de todas suas vantagens que vão desde o conhecimento do conceito dos esportes, passando pelo conhecimento dos temas inerentes à disciplina, indispensáveis a formação do cidadão consciente e crítico. A proposta é compartilhar a experiência que acumulamos a cada dia na Escola de Jatobá, em Petrolândia – PE com outros atores, que fazem e ensinam esporte. Possibilitando educar e preparar homens para um futuro dentro do esporte, que muitas vezes é o sonho e que morrem por falta de conhecimento e preparo para o nível mais alto das modalidades. Os objetivos são ensinar para esses praticantes como proceder ao escolherem seguir o caminho do esporte de rendimento; Encontrar uma concepção de esporte Educacional como uma possibilidade de restauração do humano; Compreender os conceitos do esporte, fazendo disso ponto indispensável na aplicação da metodologia, para chegar a bons resultados.”

Reunião com muito mais foco e resultado

Trabalhos como esse e os desenvolvidos pela Casa das Juventudes, tão bem divulgados aqui, são importantes, mas não bastam sozinhos. Todos os problemas sociais precisam ser atacados com ações conjuntas voltadas para a cultura, educação, esportes, lazer e desenvolvimento econômico, trabalhista.
Fortalecer a CESVASF, garantir casa de apoio a estudantes universitários no Recife, desenvolver a economia e produção no município para além dos cargos e favores. O jovem como protagonista no desenvolvimento sustentável de seu próprio espaço, sua cidade. Nossos jovens voltando para desenvolver nosso município e não somente passar as férias e feriados.
Mas algum desses temas foi tratado profundamente na roda de discussão entre prefeito, vereador, deputado e jovens? Não.

Os políticos podem ser jovens, mas essa política já está caduca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário