quinta-feira, 14 de maio de 2015

REPOSIÇÃO NÃO É PUNIÇÃO


Secretaria de Educação e Sintepe, em negociação, chegaram ao entendimento sobre a importância em repor o conteúdo perdido no período de greve dos professores do estado de Pernambuco respeitando as necessidades e peculiaridades de cada região, comunidade e unidade escolar. Para tanto apresentou parâmetros diversos para que a escola, junto à representações de pais, estudantes e profissionais da educação, definissem a melhor forma de se repor os dias parados em respeito aos 200 dias letivos ou 800 horas garantidos ao estudante.
Em Petrolândia as escolas estão organizando suas reuniões durante essa semana como se pede o acordo. Contando com representação de pais, estudantes e professores a reunião, registrada em ata, deverá deliberar respeitando a melhor forma para professores e estudantes não serem prejudicados.
No entanto, alguns professores procuraram nosso Blog. Reclamam que gestores escolares teriam repassado um horário pronto. A partir do dia 23 de Maio, todos os sábados, inclusive no recesso, seriam utilizados para a reposição de aulas com conclusão em Agosto. A reunião, então, em vez de democraticamente deliberar, seria meramente informativa.
Segundo os professores, esses gestores teriam dito que a ordem veio diretamente de Recife e não teria o que se discutir. Complementara, ainda, que os professores somente teriam os salários repostos após a reposição de aulas.
O SINTEPE desmente a informação. Se as escolas optarem por esse calendário, que se faça, mas em comum acordo entre todos os envolvidos como prevê o acordo no ofício assinado pelo secretário de educação Frederico da Costa Amâncio (reprodução ao lado) com reunião marcada em um horário conveniente à maioria.
O Blog Gota d’água, que, em sua linha editorial, defende com veemência uma educação pública de qualidade, compreende que, por essa, passa o exercício da gestão democrática. É possível a leitura de que, com essa atitude, a gestão não compreende que reposição deverá ser construtiva e pedagogicamente proveitosa e não uma ferramenta de repressão e punição aos grevistas.
Quando um gestor desconsidera que não há transporte escolar aos estudantes da zona rural nos dias de sábado, que um sábado por mês acontece formação docente por uma reformulação do Ensino Médio (SISMÉDIO) e, principalmente, manipula informações com objetivos obscuros, deixa explícita sua falta de sensibilidade à pedagogia e ao ato de lecionar. O que remete a um questionamento:
Quem gere nossos gestores?

O Blog Gota d’água está atento ao processo de definição dos calendários e aberto aos professores de Pernambuco para denúncia de abusos autoritários semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário