sábado, 8 de agosto de 2015

FACULDADE ANCHIETA NÃO SERÁ A SOLUÇÃO, MAS RESTA UMA...


Ainda há esperança de solução aos estudantes da FAEXPE, mas não será através da ANCHIETA. Nossa reportagem entrou em contato com o advogado João Vitor de Alcântara (OAB/PB 21.455) que transcreveu um parecer técnico quanto a inviabilidade jurídica da oferecida transferência dos estudantes à Faculdade Anchieta do Recife (FAR).  Segundo o parecer, publicado na íntegra ao final da matéria, há diversos motivos para a inviabilidade.
Os estudantes vítimas do golpe estariam saindo de uma situação de ilegalidade para outra e o sonho, em breve, se converteria em pesadelo mais uma vez.

MAS HÁ SOLUÇÃO?

Segundo o parecer, o funcionamento de qualquer instituição de nível superior dependerá de autorização do poder Executivo através do Ministério de Educação (MEC), o que não aconteceu com a Faculdade Anchieta que, aceitando a instalação de sua extensão aqui em Petrolândia para migração desses estudantes, estaria cometendo irregularidade administrativa.
Caso as instituições que ministram aulas de nível superior queiram dar aulas em outra localidade deverão pedir o credenciamento. Cada autorização é válida para um único município.
O Blog traz uma boa e má notícia. Petrolândia tem a possibilidade de ofertar os seguintes cursos em licenciatura: FÍSICA, LETRAS, HISTÓRIA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS e GEOGRAFIA, o que contemplaria parte das vítimas da FAXEPE, através da única entidade credenciada, segundo o MEC, para esse fim. O Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF.



A má notícia é que, mesmo sob apelos do blog e estudantes o Campus Petrolândia encerrou suas atividades com a formatura das últimas duas turmas (Matemática e Letras) em 2015.
Os motivos pelo fechamento nunca ficaram claros, mas para que novos vestibulares fossem oferecidos a Instituição necessitaria de ampliação e adequação de seu Campus aos cursos ofertados através de investimentos do município.
Portanto, cabe à Câmara de Vereadores, junto ao prefeito Lourival Simões, buscar informações de como proceder para que o Campus Petrolândia torne a funcionar e contemple parte dos estudantes que sonham com a obtenção do seu diploma universitário.
Para outras dúvidas do campo jurídico que possam a surgir, segue contato do advogado consultado pela matéria.



Abaixo o parecer na íntegra:


Um comentário:

  1. kkkk tiram a faculdade mais conceituda e botam isso depois correm pra ela chorando o leite derramado.

    ResponderExcluir