domingo, 20 de setembro de 2015

A EDUCAÇÃO INTEGRAL QUE QUEREMOS

Foto: Sintepe

O último Seminário das Escolas de Referências foi realizado no Recife Praia Hotel (Pina) na última sexta-feira (18) e reuniu cerca de 150 pessoas. O formato foi de escuta, de desabafo por parte dos profissionais que compõem essas unidades de ensino. Posteriormente, os relatos servirão para construção de um dossiê.
A falta de estrutura das unidades escolares, a rotatividade e o assédio vivenciado pelos profissionais, o direcionamento pedagógico, a falta de uma alimentação de qualidade, a falta de uma gestão participativa e democrática foram pontos avaliados pelos presentes. Em uma das reflexões, destacou um docente:

“Nesse modelo de escola integral, os termos gestão democrática e participativa estão desaparecendo. Hoje, tudo é meta.”

Foto: Sintepe

O sentimento é de todos, porém de acordo com esses mesmos professores/as a proposta não é ser contra as escolas integrais e sim com a forma com que estão sendo conduzidas.
Participamos do seminário em Salgueiro (pode reler clicando no link ao fim da matéria) e a percepção é de angústia tanto dos profissionais que compõem essas instituições quanto dos estudantes.
A preocupação inicial do programa era prezar pelos quatro pilares da educação garantindo uma excelência nesse modelo escolar, hoje soa como números e metas. O governo opta por, cada vez mais abrir novas unidades, ainda que sem condições estruturais, em vez de investir e aprimorar as existentes.
Ouvimos relatos de escolas que têm até seis coordenadores pedagógicos, e escolas sem nenhum. Outras em que a escola é gerida pelos próprios professores, pois não existe gestor.
Em entrevista ao nosso Blog, Guilherme Alves, coordenador de articulação institucional da secretaria executiva de políticas para criança e juventudes do governo do estado, afirmou que o programa de educação integral é relativamente novo precisando passar por reavaliações e adaptações constantes... Então por que não o há, senhor coordenador?  
Assim que tivermos acesso ao dossiê resultante dessas escutas poderemos ter uma análise ainda mais contundente.

Textos que um dia nortearam o programa...

... eram considerados a base para a Educação em Tempo Integral, 

hoje substituídos por metas e números. 



Fonte sobre o último seminário em Recife:

Releia a matéria de nossa participação em Salgueiro:

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