Foto: Sintepe |
O último Seminário das Escolas de Referências
foi realizado no Recife Praia Hotel (Pina) na última sexta-feira (18) e reuniu
cerca de 150 pessoas. O formato foi de escuta, de desabafo por parte dos
profissionais que compõem essas unidades de ensino. Posteriormente, os relatos
servirão para construção de um dossiê.
A falta de estrutura das unidades escolares,
a rotatividade e o assédio vivenciado pelos profissionais, o direcionamento
pedagógico, a falta de uma alimentação de qualidade, a falta de uma gestão
participativa e democrática foram pontos avaliados pelos presentes. Em uma das
reflexões, destacou um docente:
“Nesse modelo de escola integral, os
termos gestão democrática e participativa estão desaparecendo. Hoje, tudo é
meta.”
Foto: Sintepe |
O sentimento é de todos, porém de acordo com
esses mesmos professores/as a proposta não é ser contra as escolas integrais e
sim com a forma com que estão sendo conduzidas.
Participamos do seminário em Salgueiro (pode
reler clicando no link ao fim da matéria) e a percepção é de angústia tanto dos
profissionais que compõem essas instituições quanto dos estudantes.
A preocupação inicial do programa era prezar
pelos quatro pilares da educação garantindo uma excelência nesse modelo
escolar, hoje soa como números e metas. O governo opta por, cada vez mais abrir
novas unidades, ainda que sem condições estruturais, em vez de investir e
aprimorar as existentes.
Ouvimos relatos de escolas que têm até seis
coordenadores pedagógicos, e escolas sem nenhum. Outras em que a escola é
gerida pelos próprios professores, pois não existe gestor.
Em entrevista ao nosso Blog, Guilherme Alves,
coordenador de articulação institucional da secretaria executiva de políticas
para criança e juventudes do governo do estado, afirmou que o programa de
educação integral é relativamente novo precisando passar por reavaliações e adaptações
constantes... Então por que não o há, senhor coordenador?
Assim que tivermos acesso ao dossiê
resultante dessas escutas poderemos ter uma análise ainda mais contundente.
Textos que um dia nortearam o programa... |
... eram considerados a base para a Educação em Tempo Integral,hoje substituídos por metas e números. |
Fonte sobre o último seminário em Recife:
Releia a matéria de nossa participação em
Salgueiro:
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