quinta-feira, 29 de outubro de 2015

VIOLÊNCIA MOBILIZA LEGISLATIVO DE PETROLÂNDIA E COMANDO DA 4ªCIPM/PMPE

Fotos e texto: George Novaes

 Devido aos últimos ocorridos violentos, onde 4 pessoas foram assassinadas em uma única semana, os vereadores cobrados pela população e para entender como anda a segurança pública em Petrolândia, convidaram para uma reunião o comandante da 4ª CIPM/PMPE, o major Lenildo Maurício da Silva, na Câmara de Vereadores de Petrolândia-Pe, na tarde desta quarta-feira (28).
Estiveram presentes todos os vereadores, o Major PM Lenildo, a imprensa local e população.
O presidente da Câmara de Vereadores Fabiano Marques ao apresentar todos perguntou: 
"O que podemos fazer pela segurança em nossa cidade? Vimos recentemente a violência imperar na cidade e por isso, temos que colaborar com as polícias militar e civil. Pois, somos abordados todos os dias e esperamos soluções para os recentes crimes".
Na tentativa de compreender o atual contexto foram abordados outros temas que podem estar diretamente ligado ao crescimento da violência. Como disse o vereador Sílvio Rogério, “a gente sempre espera e sonha com dias melhores” e foi neste tom de otimismo que aconteceu este encontro.
Assuntos como logística e infraestrutura dos órgãos públicos, falta de emprego e renda, desenvolvimento desordenado de frações da cidade, crescimento populacional e policiamento ostensivo, foram a base da reunião. Todos também concordaram que os 4 assassinatos ocorridos nesta última semana são casos isolados e não devem se repetir.
O Bairro Nova Esperança foi assunto também na reunião, devido a forma como se expande desordenadamente e a ausência de serviços de necessidades básicas, podem gerar o que se conhece por “violência urbana”, um fenômeno presente em várias cidades brasileiras, portanto, esse é um tema comum a todos nós, sendo de extrema importância sua abordagem. Segundo o sociólogo Luís Antônio Francisco de Souza, “a pobreza não é causa da violência. Mas quando aliada à dificuldade dos governos em oferecer melhor distribuição dos serviços públicos, torna os bairros mais pobres mais atraentes para a criminalidade e a ilegalidade.”
O Major PM Lenildo Maurício da Silva trouxe dados locais sobre as ações da Polícia Militar na região. A 4ª CIMP está bem assistida, são 7 viaturas, 94 policiais, sendo que dessas viaturas 4 ficam prestando serviço a Petrolândia.
Com experiência e conhecimento das problemáticas da região do sertão pernambucano, uma vez que foi comandante das Companhias de Polícia Militar em Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e no Batalhão em Petrolina, veio tranquilizar a todos com informações da Secretária de Desenvolvimento Social de Pernambuco (SDS). Num diálogo claro, disse que temos que encontrar alternativas, referindo-se aos momentos de crise que vez por outra assola as cidades e elogiou a atitude dos vereadores de convidá-lo para essa conversa. “Quando morre alguém sempre impacta a população, mas têm casos que tem gente que busca a morte, todos sabem dos riscos”, disse o major. Lembrou ainda que o povo da cidade tem um nível de confiabilidade grande, basta observar as pessoas à vontade nas ruas e calçadas.
O major complementou dizendo que no estado de PE são 26 áreas de segurança, Petrolândia se situa na área 22, isso é feito para que se integrem as polícias e alcancem metas. A meta do Núcleo de Redução de Homicídios da SDS é de 12% em relação ao ano anterior, Petrolândia está com 30% em redução de homicídios atualmente, portanto mais que o dobro da meta para o estado. No quesito apreensão de arma de fogo temos na cidade o maior índice do estado entre as cidades, foram 22 apreensões este ano.
Vale lembrar que a elucidação de crimes não compete a Polícia Militar. A 4ª CIPM cobre 8 municípios e Petrolândia e Tacaratu estão no verde (dentro das metas). Outro número é de que em 2015 tivemos até aqui 7 homicídios (em 2014 foram registrados 10).
O comandante tem buscado parcerias já tendo solucionados pontos importantes para o trabalho da PM. “O trabalho está sendo realizado e vamos conseguir atingir as metas de segurança para este ano. O trabalho que fazemos aqui é de muita seriedade. Estamos reunindo comandantes de região, planejando e estimulando os policiais. Esta é uma causa de todos nós!”, finalizou o Major PM Lenildo.
Diante do que foi falado no encontro a Câmara de Vereadores de Petrolândia se disponibilizou a dar total apoio ao comandante e toda a PM. Serão encaminhadas as autoridades um convite para que de forma conjunta, a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Câmara e Prefeitura de Petrolândia, possam se integrar nesta caminhada por segurança e que possa discutir assuntos de interesses de todos ficando alguns pré-estabelecidos (logística, ocorrências em fins de semanas e feriados, comunicação e turma do apito).
Para um enfrentamento das causas, a participação de toda a sociedade – tanto cobrando soluções do Poder Público como se organizando em redes comunitárias de proteção e apoio, de desenvolvimento social e mesmo de questões de segurança pública – é um caminho apontado pelos especialistas. Não significa substituir as funções do Estado, mas trabalhar em conjunto. E é importante não transformar o diagnóstico, a identificação das causas, em motivo para mais violência. Afirmar que as áreas urbanas mais desprovidas de recurso facilitam a criminalidade não significa dizer que os moradores dessas áreas sejam culpados.

Na verdade, além de enfrentar condições precárias de subsistência, essa população ainda é a principal vítima. É preciso haver integração entre políticas urbanas e políticas de segurança pública.


MARCHA PELA PAZ

Amanhã, sexta (30), acontecerá uma marcha pela paz em nosso município. A partir das 17:00hrs. Concentração na Academia das Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário