Fotos: Daniel Filho |
Mais de sessenta pessoas (60) estiveram
presentes na reunião de lançamento da candidatura de uma frente popular (até o momento com apoio do PT, PSOL, MST e diversas representações sociais) em Petrolândia,
acontecida no último dia 13 (quarta-feira).
Tive a honra de apresentar a mesa a todos os
convidados: presidente do partido dos trabalhadores no município, Natanael
Caetano; presidente da ONG ARBIO, George Novaes; representante de movimentos sociais da juventude, Natália Lima; e o presidente do partido
Socialismo e Liberdade (PSOL), Rômulo Soares Pedrosa.
Os presentes puderam compreender, a partir
das falas, o porquê da opção por uma candidatura alternativa e não coligação
aos que já se apresentaram: elaboração de um plano de governo coletivo para um
projeto político social popular. Os partidos e movimentos sociais unificados
optaram por primeiro construir o plano de governo, com comissões formadas por
setor a buscar as demandas debatidas nas últimas conferências realizadas, além
de perceber novas demandas junto às comunidades, para, então, escolher dentro
do grupo os nomes que irão concorrer ao executivo e legislativo. Nossa
cobertura irá dividir as matérias por área de discussão a começar:
EDUCAÇÃO
“Quando falamos em educação municipal,
que deve ofertar a base, vemos nossas crianças chegarem ao nível médio sem saber
operações matemáticas básicas ou mesmo ler e interpretar corretamente. Como
poderemos esperar que se tornem jovens aptos a concorrer por uma vaga nas
faculdades e concursos públicos?”,
questionou George Novaes. O
próximo gestor deve estar atento às demandas da última Conferência Nacional de
Educação (CONAE), garantir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e saber
administrar, estrategicamente, os recursos vindos da esfera federal, via
FUNDEB, junto
à parte obrigatória de investimento do município para o setor (25% do arrecadado em impostos deve ser
voltado para educação). Petrolândia, somente no mês de agosto de 2015, chegou a
receber R$ 1.783.273,22 (Um milhão,
setecentos e oitenta e três mil, duzentos e setenta e três reais, e vinte e
dois centavos*), um valor que,
somado ao que se é obrigado investir mensalmente, pode garantir a estrutura
física da escola (climatização das salas e acesso a recursos tecnológicos para
a melhor interatividade pedagógica; laboratórios de matemática, linguagens e
informática; biblioteca com acervo adequado e atualizado) e pedagógica com
valorização salarial e formativa dos profissionais de educação. Alguns pontos a
se construir:
Concurso
público imediato a todos os profissionais da educação;
Plano
de carreira que contemple a formação docente continuada acompanhada de
gratificações financeiras por curso, além do incentivo a trabalhos de pesquisa;
Exigência
de exclusividade do professor em uma única unidade de ensino com carga horária
dividida para planejamento e aula. Evitando o desgaste físico e emocional;
Construção
das creches do município tanto na área urbana quanto rural;
Gestão
democrática e não por indicação do governo. Oferta de formação em gestão
escolar a qualquer professor que deseje ser gestor da escola em que está lotado
com eleição direta, ao fim do curso, pela comunidade;
Escolas
em período integral com currículo diferenciado;
Quadras
poliesportivas cobertas nas escolas;
Cursos
às profissionais da merenda para melhor aproveitar os alimentos e enriquecerem a
variedade de receitas;
Mesmo
tratamento sem distinção (financeira de investimentos) à educação do campo,
comunidades indígenas, quilombolas, ciganas... A distinção deverá se dar no
campo da pedagogia adotada por cada comunidade a respeitar suas diversidades
culturais e de metodologia pedagógica;
Além do que já tem por obrigação garantir
como manutenção dos transportes escolares com garantia de transporte, e
gratificação, aos docentes que residem distante da escola lotada e aquisição de
alimentos orgânicos, oriundos da agricultura familiar, para a merenda escolar. Como expresso na reunião, a construção desse
plano é conjunta. Que outros pontos devem ser assumidos pelo próximo(a) gestor(a)
municipal para a melhoria de nossa educação?
Pode publicar sua sugestão nos comentários, na
página do blog ou enviar por escrito à sede do Sindicato dos Trabalhadores
Rurais (STR) localizado na Rua Dantas Barreto.
*valores
publicados no Diário Oficial do Estado de Pernambuco nº 171 de 11 de Setembro
de 2015
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