quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

RECORTES FEMININOS

Foto:acervo


“Eu sou aquela mulher a
quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida e não
desistir da luta, recomeçar
na derrota, renunciar a
palavras e pensamentos
negativos. Acreditar nos valores
humanos e ser otimista.”

Cora Coralina

A citação acima abre a apresentação da cartilha e campanha MAIS MULHERES NA POLÍTICA (presente na íntegra ao final da matéria). Um dos diversos temas debatidos ontem (26), na Sala dos Conselhos, no antigo prédio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Petrolândia. O primeiro, de muitos, encontro de 2016 entre lideranças femininas em seus mais diversos recortes.
Empoderamento político a partir de uma franca roda de conversa discutiu problemáticas, políticas públicas e a necessidade de uma pauta e representação feminista estar presente nas eleições municipais de 2016. A coordenadoria da mulher do município, representada por Eliane de Sá e a Secretaria Estadual da Mulher, representada por Ivete Venâncio, coordenaram a mesa que contou com representação indígena, negra, juventude...
Foram lembradas as políticas públicas voltadas para as mulheres, nas mais variadas áreas, como saúde, educação, cursos profissionalizantes e cultura, cujo reconhecimento estadual se deu através do PRÊMIO MUNICÍPIO AMIGO DA MULHER, recebido pelo prefeito Lourival Simões em 2014, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado (ALEPE).
Foi destacado que, como extensão desse trabalho, a prefeitura fez o pedido, via projeto, para construção de um ponto de apoio às mulheres no Bairro Nova Esperança chamado CASA DAS MARIAS.  Entre relatos e demandas culminaram diversos encaminhamentos:


- Panfletagem no Carnaval com a campanha BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER;

- Publicação de artigos de opinião, escritos por jovens estudantes da rede pública de ensino, no site da Secretaria da Mulher de Pernambuco;

- Publicação dos textos da campanha #AgoraÉqueSãoElas. Campanha na qual diversos homens cederam espaços das suas colunas em grandes jornais e portais na internet para que mulheres ativistas feministas pudessem falar de sua luta. O BLOG GOTA D’ÁGUA aderiu e foi contemplado com belíssimos textos;

- Levantar o tema para discussões e iniciar a campanha MAIS MULHERES NA POLÍTICA. Lançada pela bancada feminina do Congresso Nacional em favor da reserva de cadeiras para mulheres nos três níveis do Parlamento brasileiro, a campanha Mais Mulheres na Política teve início em março de 2015.
Apesar de ter 52% dos eleitores mulheres, o Brasil está em 156º num ranking de 188 países em representação feminina nos parlamentos, segundo levantamento realizado pela União Interparlamentar. Está atrás até de países onde as mulheres têm menos direitos do que os homens. São apenas 50 deputadas federais de um total de 513. No Senado, elas são 13 de um total de 81 parlamentares.
Em Petrolândia das 11 cadeiras legislativas, apenas 1 é ocupada por mulher.

- Sugestão das representações estaduais e municipais encaminharem pedido de conscientização às secretarias de educação para um novo formato de culminância escolar do dia internacional da mulher: Uma semana de trabalhos de pesquisa, exposição, campanhas, palestras, rodas de conversa, música, teatro e exibição de filmes sobre a temática feminista;

- Uma nova reunião no dia 17 de Fevereiro para definição de um calendário anual de encontros para novos encaminhamentos, campanhas e análises.


A Causa feminista é assunto de interesse a todos por tratar de direitos humanos. Compreender as discrepâncias sociais históricas auxilia a rever nosso presente para construção de um futuro mais igual em direitos.



http://www12.senado.gov.br/institucional/procuradoria/proc-publicacoes/2a-edicao-do-livreto-mais-mulheres-na-politica

Um comentário:

  1. Preciso dizer como mulher e cidadã petrolandense que sou, a única parlamentar que está na câmara municipal, não me representa!
    É necessário que saiamos da nossa zona de conforto e que assumamos nossa parcela nessa luta que a nós está arraigada! Ocupemos os espacos que são nossos! Abracemos a causa, por uma Petrolândia do povo e para o povo!!!

    ResponderExcluir