sexta-feira, 11 de março de 2016

ESCOLA ESTADUAL DO ICÓ-MANDANTES: FIM DO DRAMA PARA OS ESTUDANTES

Após um início de ano conturbado para familiares e alunos da Escola Estadual Icó-Mandantes, zona rural de Petrolândia (PE), que ainda não tiveram seu ano letivo iniciado por falta de transporte escolar. Pais, alunos (cidadãos afetados), e organizações da sociedade, exerceram sua cidadania e como militantes se organizavam para uma grande manifestação que aconteceria nesta quarta-feira (09), que contaria com mais de 180 pessoas pela cobrança dos direitos ao transporte escolar e por melhores estradas.


FINALMENTE, quase um mês após o início das aulas na rede estadual de ensino em Pernambuco e sem explicitar os motivos pelos quais somente agora a Prefeitura de Petrolândia (PE), que se negava fazer a gestão dos ônibus da rede estadual, voltou atrás e nesta quarta-feira (09), quando aconteceu uma reunião na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Icó-Mandantes, zona rural de Petrolândia, contando com pais, Gerência Regional de Ensino (GRE), Secretaria Municipal de Transportes e outros interessados, tentando esclarecer acerca da situação do não oferecimento do transporte escolar, o que impedia que as aulas tivessem início.
Devido às problemáticas com relação aos acordos e convênio do município com o estado e irresponsabilidades, as aulas ainda não havia iniciadas, contabilizando em mais de 20 dias sem aula.
Ficou definido que as aulas terão início nesta segunda-feira (14/03), para que enfim, o começo do ano letivo e a reposição das aulas ocorram.
Confiantes e esperançosos os agrovilenses aguardam 06(seis) ônibus escolares para que os alunos tenham seus 200 dias letivos assegurados como prevê a lei. Segundo o secretário dos transportes José Alberto Cruz (Pinguim), os estudantes terão acesso à escola, e as atividades voltarão ao normal.
Valeu todo esforço dos pais dos jovens da zona rural que se preocuparam e se mobilizaram para cobrar dos responsáveis, se organizaram e foram até a GRE para ter alguma resposta, e que se interessaram em participar desta reunião fortalecendo a luta dos alunos e demais que estavam buscando a garantia do direito à escola, direta e indiretamente engajados, obrigando os responsáveis a solucionar o problema.
É de grande importância que se cobrem os direitos, principalmente um dos direitos mais básicos que é o transporte escolar. Espera-se que de fato se faça valer o que foi acordado!

Por: Nara Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário