quarta-feira, 2 de março de 2016

VAMOS APRENDER OUTRA LÍNGUA?

Imagem:Divulgação

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. Originada na Linguagem de Sinais Francesa não se trata apenas de um paliativo para se estabelecer algum tipo de comunicação com os deficientes auditivos, mas uma língua natural com estruturas sintáticas, semânticas, morfológicas e contexto como qualquer outra. As linguagens de sinais não são universais, sua estrutura modifica de país pra país chegando a diferir até de região para região em um mesmo país, dependendo da cultura local para construir suas expressões ou regionalismos.
A legislação brasileira reconhece a LIBRAS como língua oficial do país (Lei 10.436/2002), juntamente com o PORTUGUÊS, portanto quem sabe PORTUGUÊS e LIBRAS é considerado bilíngue.
Em Petrolândia está aberta uma grande oportunidade de se aprender uma outra língua. A professora e intérprete Lúcia Barros oferece o curso de libras Mãos que Encantam. Com carga horária de 120 horas o curso se divide em três módulos: Básico, intermediário e Avançado com certificação pelo IESFE CURSOS. Com dois encontros mensais o cursista opta pelo sábado ou domingo das 08h00min às 17h00 com uma hora de intervalo para o almoço.
A aula inaugural será na próxima sexta-feira (4) na Avenida Auspício Valgueiro Barros, vizinho à Casa de Construção Pai e Filhos às 19h30min.


Fontes de pesquisa - Infoescola e blog Acessibilidade Virtual:

Nenhum comentário:

Postar um comentário