segunda-feira, 4 de abril de 2016

ELOGIO À ESCOLHA DA PROFESSORA ADRIANA GOMES DE ARAÚJO PARA A DISPUTA POLÍTICA MUNICIPAL por Romário Hipólito

Imagens: Daniel Filho

Petrolândia, minha querida cidade lá no sertão de Pernambuco, terá como candidata à Prefeita uma trabalhadora da educação, uma professora que numa reunião que participei lá no começo do ano realizou análise muito apropriada sobre a situação política e social da cidade e apontou perspectivas para construção de mudanças necessárias. Foi uma grande satisfação ter participado de um encontro com trabalhadores que pensam criticamente a cidade e seus desafios.
Além do fato significativo de uma mulher assumir tamanha responsabilidade em ambiente machista, outro elemento de grande importância é que seu nome não é fruto de indicação por parte de algum empresário ou sujeito de prestígio que acaba fazendo política de modo personalista. Não é uma indicação que surge de alguma família tradicional ou de certos caciques políticos.
É sabido que o prestígio de um antigo prefeito - Francisco Simões - acabou sendo fator determinante para a eleição de Lourival Simões, que tem demonstrado nos seus dois mandatos como prefeito grande falta de habilidade, vontade política e competência para transformar a cidade e fazê-la prosperar nas diversas áreas que apresenta potencialidades. Sem dúvida que tem sido um péssimo dirigente político. Prefeito responsável por coordenar um governo exercido ao pior estilo possível. A cidade precisa mudar e isso significa enfrentar com coragem o atraso político representado pelo atual grupo dirigente. É certo que tentarão fazer sucessor, lançando pessoa encarregada tão somente de dar continuidade ao projeto político que implementam, mantendo a cidade numa situação que não é merecida. Continuidade do atraso não dá mais.
Também um antigo aliado do prefeito atual - Fabiano Marques - tem tentado se distanciar de seu recente ex-parceiro político de primeira linha para aparecer diante da população como se representasse alguma oposição ou algo de novo na política. Terá propostas adequadas para superar os velhos vícios políticos? O que apresenta de diferente de seu ex-aliado no modo de fazer política? Fica difícil crer que esse provável candidato apresente diferenças ideológicas e políticas significativas. Sua ruptura ocorreu mais por questões de interesses políticos pessoais. Seu tempo de exercício político-institucional já foi capaz de revelar a que veio. Nada de novo sob o sol.

Pois bem, a candidatura da Professora Adriana Araújo é fruto de sua militância de longa data junto aos trabalhadores e escolha de uma base social muito sólida e que é o setor que carrega nos seus ombros as esperanças de transformação de que a cidade tanto precisa. É dessa linha que emerge a possibilidade de apresentação de um projeto para a cidade - e para o campo -, de propostas que possam de fato superar velhos vícios políticos que tem determinado a reprodução do atraso político. Aos progressistas, desejosos de mudanças relevantes, preocupados de fato com a construção de um novo modo de fazer política, recomendo que se aproximem desse espaço que tem muito a contribuir para a mudança social e política.
Cá distante desejo muita força aos colegas que travam peleja tão desafiadora.






Romário Hipólito é petrolandense, mas atualmente mora em São Paulo onde atua como professor de Sociologia da rede pública estadual.




Abaixo mais imagens do ato de apresentação da pré-candidatura de Adriana Gomes pela Frente Popular Petrolândia
















Nenhum comentário:

Postar um comentário