quinta-feira, 21 de abril de 2016

SERTÂNIA REALIZA O IX FESTIVAL LITERÁRIO DO SERTÃO

Participantes convidados: Marcos Cordeiro,
Luitergades Oliveira, Antônio Jorge de Siqueira

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a SAPECAS- Sociedade dos Poetas, Escritores e compositores de Sertânia realiza o IX FLIS – Festival Literário do Sertão. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de abril de 2016, com o tema "Ulysses Lins, o Trovador do Sertão: Exaltação à Poesia Sertaneja", uma homenagem ao primeiro sertaniense a ocupar uma cadeira na Academia Pernambucana de Letras.
Ainda durante o evento, será lançado a Antologia Poética de Ulysses Lins, uma reedição de sua trilogia poética "E a Noite Vem...", "Fogo e Cinza" e "Sol Poente", clássicos da nossa literatura sertaneja. Estarão presentes Therezinha Lins (filha de Ulysses), Leonardo Lins (Neto de Ulysses e organizador da Antologia Poética), Profª Drª Luitgarde Barros (Pesquisadora do departamento de Antropologia da UFRJ), Prof. Dr. Antônio Jorge Siqueira (Pesquisador do departamento de História da UFPE) E O Poeta, artista plástico e dramaturgo Marcos Cordeiro, filho do Mestre da Poesia WaldemarCordeiro.
Na programação, apresentação de violão, dança, sanfona, palestra, lançamento de livro e sarau poético com poetas de Sertânia e cidades vizinhas. Haverá visita de escritores nas escolas públicas municipais e Caravana Cultural na Fazenda Conceição (haverá ônibus saindo a partir das 15:00h da Praça de Eventos).

PROGRAMAÇÃO

Dia 22

Local: Secretaria de Cultura, Hora 09:00h

Visita às experiências culturais de Sertânia

Local: Auditório do EREMOB, Hora 15:00h

Apresentação Cultural: Escola de Sanfonas de Sertânia

Lançamento da “Antologia Poética” de Ulysses Lins de Albuquerque, Marcos Cordeiro e Leonardo Lins

Apresentação Cultural: Escola de Violões de Sertânia

MESA REDONDA - “Poesia Sertaneja de Ulysses Lins”, com a participação de Therezinha Lins, Profª Drª Luitgarde Barros (UFRJ), Profº Josessandro Andrade. Coordenação: Prof. Dr. Antônio Jorge Siqueira (UFPE)

Local: Casa dos Poetas (Rua das Tabocas), Hora 19:00h
Sarau dos Sertões: "Exaltação da Poesia Sertaneja"

Dia 23

Local: Fazenda Conceição, Hora 16:00h

Caravana Cultural

Sarau dos Sertões: "Exaltação da Poesia Sertaneja"

haverá ônibus saindo a partir das 15:00h da Praça de Eventos Rumo a Fazenda Conceição.

TEMA DO FLIS

A Escolha do nome de Ulysses Lins como tema e homenagem do IX FLIS- Festival Literário do Sertão é fruto de um esforço que vem sendo feito pelas entidades culturais e literárias da cidade, em conjunto com a família do mesmo para resgatar para as novas gerações sua obra e figura. Entre as várias atividades desenvolvidas pode se destacar:

- PRÊMIO ULYSSES LINS - Concurso de resenhas e poemas premiando alunos da Escola Olavo Bilac, idealizada e fundada por Ulysses Lins.- 2010

- MESA REDONDA NO FLIS 2010 - “Ulysses Lins vida e obra”, com Marcos Cordeiro e Theresinha Lins

- SEMINÁRIO SOBRE A TRILOGIA DE MEMÓRIAS, no relançamento das suas obras de memórias pela CEPE, COM Antônio Jorge de Siqueira e Leonardo Lins. 2012

*PUBLICAÇÕES DE OBRA INÉDITA: MEMÓRIAS QUE EU GUARDEI DE MEMORIA.
Em dois volumes. Editora Letra Capital. 2011 e 2015.

Muito conhecido também por sua prosa de memórias, “Um Sertanejo e o Sertão”, “Moxotó brabo” e “Três riberias”, Ulysses Lins é um dos três Mestres oficiais da Poesia do Sertão do Moxotó, ao lado de Waldemar Cordeiro e o seu primo e afilhado Alcides Lopes de Siqueira. Recebeu do escritor e poeta Corsino de Brito, conterrâneo sertaniense, a denominação de “Patriarca literário da alma sertaneja”, sendo uma fonte obrigatória para que deseja se dedicar a conhecer a região do Sertão.
Nascido em 1889, em Sertânia-PE. Foi membro da APL - Academia Pernambucana de Letras e da Federação das Academias de Letras do Brasil. Sua poesia é um canto regional, sendo apontado como um dos primeiros poetas da literatura nacional que retrata de forma telúrica a beleza e a fertilidade da terra sertaneja e os encantos das caatingas do Sertão do Moxotó, bem como a denúncia e o lamento das angústias e tristezas  diante do drama da  seca. Outro tema presente em sues poemas são os sentimentos e valores do elemento sertanejo. Sua obra é elogiada por Poetas e escritores como Menotti Del Picha, Manuel Bandeira, Mauro Mota, José Condé, Mário Melo, Adonias Filho, José Américo de Almeida, Rodrigues de Carvalho, entre outros. Publicou sempre por uma editora conceituada a José Olímpio editora.
Este reconhecimento nacional a obra de Ulysses Lins ficou patente no seu centenário no ano de 1989, quando registraram – se as homenagens na Academia Brasileira de Letras , no Conselho federal de Cultura e na Academia Pernambucana de Letras, com conferências proferidas por Francisco de Assis Barbosa, Nilo Pereira e Marcos Acioly. A Casa de Rui Barbosa lançou um síntese da triologia de memórias, bem como a Secretaria de educação de Pernambuco publicou seleta de autores pernambucanos e incluiu ai a biografia e o trecho de uma obra entre os escritores selecionados, a comprovar a atualidade e popularidade para as novas gerações daquele período.
Exerceu mais de um mandato de deputado federal e foi constituinte em 1946, marcando sua atuação política por ser discreto e sereno, sem arrebatamentos e por nunca ter usado os cargos que ocupou e nem o prestígio de seu filho Etelvino Lins (Governador do estado e Senador) para gerir sua carreira literária. Neste período, os que com ele conviviam, diziam só estar presente fisicamente no Rio de Janeiro, então capital da República, mas seu pensamento e espírito estava voltando para o Sertão, o seu Moxotó, sua Sertânia e a Fazenda Conceição. Algumas realizações de destaques de seu mandato demonstram isso : o Açude de Poço da Cruz, no Rio Moxotó, em Ibmirim, o Ginásio Olavo Bilac, por ele idealizado e criado para que o conterrâneos de Sertânia e região pudessem estudar e que as férias escolares fossem em Junho, para que os alunos das escolas pudessem vivenciar melhor as tradições das festas de São João e São Pedro.

FLIS

O FLIS – Festival Literário do Sertão, foi idealizado pelo poeta e professor sertaniense Josessandro Batista de Andrade. Debates, lançamento de Livros, entrevistas, recitais, caminhada poética, entre outras atividades literárias, marcam o evento que obteve reconhecimento nacional em 2009 com o Prêmio Viva a Leitura, iniciativa do Ministério da Cultura (MINC) e do Ministério da Educação (MEC), com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana.






Nenhum comentário:

Postar um comentário