domingo, 15 de maio de 2016

ESCOLA TRILINGUE

Imagens: Daniel Filho

A Escola de Jatobá, Petrolândia, dá início a um projeto piloto: além do ensino de língua portuguesa e estrangeira, inicia, nas aulas de linguagens e suas tecnologias, o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Com o apoio das intérpretes Alany Raquel, Érica Leal e da professora Marlene Ferraz turmas de primeiro ano do ensino médio estão tendo as primeiras aulas e avaliações de LIBRAS. A ideia surgiu para aproximar a realidade dos estudantes surdos aos demais da turma. Aproximação a gerar a sensação de pertencimento.
Os estudantes Giovana Costa, Carlos Henrique e Vitória Rafaela auxiliam e são auxiliados nas oficinas que vêm sendo bem recebidas pelos demais estudantes. Na última semana conduziram e corrigiram a primeira avaliação de libras em sua turma.
A professora e intérprete, Alany Raquel, nos enviou seu depoimento sobre a experiência:

“A inclusão escolar dos alunos com surdez é um desafio que estamos enfrentando por meio de uma escola que abraçou a causa. Pessoas com surdez enfrentam vários entraves para participar da educação escolar, diante dessa situação pensamos em desenvolver a comunicação entre surdos e ouvintes. Para que essa comunicação acontecesse com sucesso foi feito nos primeiros dias de aula uma conversa informal com alunos ouvintes, mostrando os direitos que os surdos têm e demonstrando como funciona a comunicação, posteriormente os alunos sentiram a curiosidade em conhecer a Língua Brasileira de Sinais.
O professor Daniel Filho abraçou a causa e abriu espaço nas suas aulas para desenvolver a comunicação entre surdos e ouvintes. É uma satisfação imensa perceber o interesse de todos da sala de aula e notória a evolução dos alunos na comunicação e no estreitamento dos laços de amizades.
A inclusão da pessoa com surdez na escola requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula como na comunidade escolar.”
Escola de Jatobá, escola inclusiva.






2 comentários:

  1. Parabéns!!:Precisamos de mais profissionais engajados,assim como vocês!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!:Precisamos de mais profissionais engajados,assim como vocês!!!

    ResponderExcluir