terça-feira, 3 de maio de 2016

REVIVENDO A PRÁTICA FREIRIANA – CÍRCULO DE CULTURA

Fotos: Daniel Filho

Recém-completos dezenove anos de morte do pedagogo e filósofo pernambucano Paulo Freire, foi significativo formar hoje (3) na Escola Estadual de Jatobá, em um espaço aberto que leva seu nome (Espaço Paulo Freire), uma roda de discussão sob o tema: “Função Social da Terra”, ministrada pelos professores Ronald Torres, Francisco Terto e Marciel.
O formato lembra os consagrados Círculos de Cultura, experiência coletiva de diálogo em diversos espaços educativos criada por Paulo Freire, onde um tema gerador promove o processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar sobre questões cotidianas que nos afetam, direta ou indiretamente, de forma explícita e ou implícita.  
A partir do tema proposto, os professores puderam ouvir o que os jovens participantes compreendiam de questões relacionadas à sociedade e cidadania, para melhor apreenderem conceitos sobre direito à terra, justiça social, conhecer outro ponto de vista sobre os processos de colonização, capitanias hereditárias, latifúndio, reforma agrária, movimentos sociais.
Embaixo das mangueiras da escola, tendo o chão, maracá e voz como principais instrumentos pedagógicos, os participantes puderam contextualizar conceitos ao cotidiano reconhecendo seus significados a partir de suas percepções e leitura de mundo. 

“Quando o homem compreende a sua realidade pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio”.

Paulo Freire







Livros doados à biblioteca da escola




Nenhum comentário:

Postar um comentário