sábado, 25 de junho de 2016

ÁGUA PARA O BAIRRO EM PERÍODO ELEITORAL... QUEM NÃO PROMETE?

Foto: Divulgação

"Assina aí mais uma promessa de campanha"

O prefeito Lourival Simões anunciou o abastecimento de água no Bairro Nova Esperança. A comunidade sofre com diversas negações de políticas públicas, no entanto a falta de água potável é sempre lembrada pelos moradores como o pior dos problemas e sempre é promessa de campanha. Agora, às vésperas das eleições municipais, claro, torna a ser notícia:

“Petrolândia ganhará obra de ampliação do abastecimento de água no Bairro Nova Esperança”

O acordo foi feito entre o presidente em exercício da Compesa, Ricardo Barretto, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, e o diretor Regional do Interior da companhia, Marconi de Azevedo. O edital da licitação para a execução da obra será publicado até o final deste mês com a perspectiva que a obra seja iniciada em setembro próximo, a data tão próxima às eleições (é mera coincidência?). O empreendimento deverá ficar pronto em 12 meses e irá contemplar 20% da população da cidade.
Se “a cria” dessa vez, de fato, nascer (a gestação é longa) teremos muita gente brigando pela paternidade. 

RELEMBRAR É PRECISO

Foto: Jair Ferraz

"O povo a esperar"

A problemática afeta a comunidade há pouco mais de quinze anos, mas faremos um retrospecto mais recente.
Em 07 de novembro de 2014, o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, convocou uma audiência pública sobre o tema que contou com a participação de representativo número de moradores da comunidade a ocupar o espaço em frente à Escola Municipal Itamar Leite.
O prefeito Lourival Simões se negou a ir ou mandar representação, sequer justificando a ausência. O que culminou na seguinte fala do deputado estadual Rodrigo Novaes:

"Já que o prefeito se esqueceu de vir à reunião, nós vamos esquecer ele e vamos deixar a prefeitura de lado, nós agora queremos a prefeitura fora. Se for necessário, eu irei até o governador do Estado para dizer que queremos que a Compesa elabore o projeto e execute o serviço aqui no Bairro."


O vereador Jorge Viana declarou sobre a ausência do prefeito:


“Ele não veio porque é covarde. E o pior é que a prefeitura não faz o serviço para acabar com o problema de água no Bairro nem deixa a Compesa fazer. A prefeitura recebeu o dinheiro e foi devolvido por falta de um simples projeto que não existia e nem existe. Agora, estão dizendo que a prefeitura vai cortar os carros pipas porque o povo não votou nos candidatos dele, Se isso acontecer nós vamos ao Ministério Público, e se for preciso vamos todos bater nas portas da Prefeitura"

O presidente da Câmara, vereador Fabiano Jaques Marques, finalizou a reunião com agradecimento pela presença de todos prometendo uma nova audiência pública, para 2015 e reafirmando a fala do deputado:

Foto: Assis Ramalho

"Quero finalizar dizendo que eu estou muito feliz pela garantia que a Compesa nos deu, de que irá executar os serviços aqui, no Bairro Nova Esperança, o que vai resolver os problemas da falta de água da população. Quero agradecer a todos que compareceram à reunião e, mais uma vez, lamentar a ausência do prefeito. Mas se alguém pensa que desrespeitou a gente, está enganado, porque ele desrespeitou o povo. Então, se ele esqueceu a gente, nós vamos esquecer ele".

No dia 12 de março de 2015, com Plenária cheia, o Presidente da Casa, Fabiano Marques, iniciou a segunda audiência pública para tratar sobre o abastecimento de água para o Bairro Nova Esperança.

Foto: Assis Ramalho

Rogério Novaes lembrou que, na primeira reunião realizada, o representante da Compesa (Dr. Augusto César, Gerente Regional) disse que a mesma tinha competência de elaborar e executar o projeto. O vereador teceu críticas ao prefeito Lourival Simões, por sua ausência na reunião mais uma vez, e disse que se acontecer a parceria com a prefeitura o serviço não seria concluído na sua gestão nem na gestão de um possível sucessor indicado pelo prefeito.
O vereador Zé Pezão, sob aplausos, afirmou:

"Eu quero dizer que eu também sou contra essa parceria de entregar esse plano nas mãos do prefeito, porque se entregar vai ser igual à creche, que está aí destruída e até agora não saiu."

O prefeito, irritado, declarou em entrevista ao blogueiro Assis Ramalho:

Foto: Blog Assis Ramalho


“Já estive com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, e com o governador eleito, Paulo Câmara (PSB). Esse assunto já tinha sido tratado por mim com o ex-governador Eduardo Campos e com Paulo bem antes das eleições. Reafirmamos com eles nosso compromisso de colocar água no Bairro Nova Esperança, projeto que é uma obra do Estado. Nem vereador nem deputado terão participação em absolutamente nada. Isso é entre o Município de Petrolândia e o Governo do Estado, até porque votamos e fizemos campanha para Paulo Câmara e não para Armando Monteiro (PTB). Cada um no seu campo político, há governo e há oposição, e o meu candidato a governador ganhou as eleições, o deles não.”

A sequência de ausências do prefeito às audiências públicas, seguidas de sua fala mostra como a problemática na comunidade é tratada: como moeda de troca politiqueira. As audiências e falas dos representantes do legislativo induziram crer que o serviço seria feito sem necessidade do apoio do executivo. Uma mentira visto que não é papel do vereador a execução de projetos. 

Foto: Assis Ramalho

Distribuindo ilusões

Todo esse jogo de interesses, onde o interesse da população parece ser o de menor importância, soa confuso de forma proposital. Em tempos de campanha, nascendo o filho e sendo ele bonito de se apresentar, teremos diversos a lutar pela “paternidade”. Cabe à população estar atenta para a compreensão das entrelinhas. O que está sendo negado? O que é ofertado de maneira ilusória? O que se esconde por trás das bondades bienais? Quem ganha com o bairro sofrendo privações e tendo lotes vendidos com promessas de melhorias a aumentar a especulação?
A todos nós, população, que somos atingidos direta ou indiretamente pelos sucessivos descasos políticos, cabe o papel didático de relembrar que em ano de eleição sempre aparecem muitos pais e mães, muitos salvadores de pátria a clamar votos. Porém, depois de Outubro, tudo pode voltar ao esquecimento. Ser e estar vigilante, das falas às obras, é o principal instrumento contra o estelionato eleitoral.
O Blog Gota D’Água disponibiliza abaixo os links de matérias publicadas nos Blogs locais sobre todo o breve retrospecto feito aqui:

Primeira audiência pública:

Segunda audiência pública:


Entrevista do Prefeito:


Nenhum comentário:

Postar um comentário