sexta-feira, 3 de junho de 2016

PROTESTO DE AGRICULTORES NA BR-316 E RESPOSTA



Hoje (3) completaram três dias sem energia para produção irrigada. A água chega através de bombas elétricas das Estações de Bombeamentos da EB-02, EB-03, EB-04 e EB-05 a comunidade fica impossibilitada de recebê-las nos seus lotes de plantios, causando prejuízos às famílias.
O movimento parou cerca de sete quilômetros na BR-316, próximo do Km 352, entre os municípios de Floresta e Petrolândia no Sertão de Pernambuco. O corte ocorreu por falta de pagamento do Governo Federal, Ministério da Integração Nacional, e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a concessionária Celpe.
Natanael Caetano, vice-presidente do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) declarou:
“Mobilizamos aqui na entrada da lanchonete na BR-316. Os agricultores estão reivindicando o religamento das estações de bombeamento. Está completando hoje o terceiro dia de corte que está prejudicando mais de 400 famílias no Icó-Mandantes.”

O prefeito Lourival Simões interviu e, através da rede social Whatsapp, enviou áudio aos manifestantes declarando:

“Amigos, falei com o senador Fernando Bezerra e com o ministro Fernando Filho. Eles entraram em contato com Helder Barbalho, ministro da Integração Nacional. Hoje a CODEVASF em Petrolina só tem meio milhão de reais. O que será feito: será pago esse meio milhão e o ministro hoje está transferindo R$5milhões de reais carimbados para pagar o restante da conta a partir da próxima semana. Então está equacionada essa situação onde também já há uma garantia para os próximos meses porque essa conta atrasada dá três milhões e seiscentos mil reais, então o ministro está mandando a mais para dar essa estabilidade e segurança. Vocês em breve virão as equipes da CELPE passando para fazer o religamento do bombeamento. Então deu tudo certo, a mobilização valeu. É o momento da gente unir forças. Semana que vem o ministro da Integração vai estar aí na transposição e seremos recebidos por ele pra gente tratar dessas questões inerentes aos perímetros irrigados: Icó-Mandantes, Limão, Apolônio Sales, Barreira, Reta, enfim, todos eles nós vamos tratar pessoalmente com o ministro Helder Barbalho na próxima semana, inclusive, provavelmente, com a presença do senador Fernando Bezerra que atuou em conjunto com todos esses atores para poder efetivar esse pagamento. Então, graças a Deus, deu tudo certo.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário