sexta-feira, 8 de julho de 2016

CARAVANA POPULAR EM DEFESA DA DEMOCRACIA PASSA POR PETROLÂNDIA

Imagens: Gota D'Água


Dia 6 aconteceu a pré-caravana com oficinas e manifestação do grupo LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, cujas atividades culminaram nos atos da Caravana Popular em Defesa da Democracia que iniciou em Petrolina e passou ontem (7) por Petrolândia.
Promovida pelas frentes POVO SEM MEDO e FRENTE BRASIL POPULAR os atos receberam apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Partido dos Trabalhadores (PT), Articulação Semi Árido Brasileiro (ASA), Levante Popular da Juventude (LPJ), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), Sindicatos dos Servidores Municipais de Petrolândia (SINSEMP), Sindicato dos professores de Pernambuco (SINPRO), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Pernambuco (FETAPE), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) entre outros movimentos.
Organizado de uma forma diferente como vinha acontecendo, em Petrolândia o ato iniciou pela manhã com acolhida, mística e mesa de análise de conjuntura formada por Carlos Veras (presidente da CUT-PE), Jaime Amorim (presidente do MST-PE) e Gleisa Campigotto (Consulta Popular).
A discussão teve como principal foco o golpe contra o mandato da presidenta Dilma, que pode ser confirmado pelo senado nos próximos dias, e as graves consequências e retrocessos promovidos em pouco tão pouco tempo pelo governo interino de Michel Temer, tais como mudanças no sistema previdenciário, privatizações, cortes de investimentos e programas importantes como o Ciência Sem Fronteiras, mudanças em leis trabalhistas.
A caravana tem a função de ser didática à população sobre o que está acontecendo no caldeirão político do país, além de formar comitês da Frente. Portanto seguiu com oficinas que deveriam debater, propor intervenções e encaminhamentos e escolher os coordenadores por comitê.
As oficinas aconteceram sobre as seguintes temáticas:
1 – EDUCAÇÃO E POLÍTICA;
2 – MULHERES E POLÍTICA;
3 - JUVENTUDE E POLÍTICA;
4 – REFORMA AGRÁRIA E AGRICULTURA FAMILIAR e
5 – DIREITOS TRABALHISTAS.

Houve uma parada para o almoço e organização da marcha que percorreu, levada pelos batuques juvenis do levante, as principais ruas e avenidas do município.

O Blog Gota D’Água entrevistou Carlos Veras (CUT) e Jaime Amorim (MST). Em breve você confere aqui conosco.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário