terça-feira, 5 de julho de 2016

CARAVANA POPULAR INICIA E CHEGA EM PETROLÂNDIA QUINTA

Imagens: Divulgação

Nesta segunda-feira (4) teve início, em Petrolina, a Caravana Popular em Defesa da Democracia. A cidade sertaneja foi a primeira a receber o evento da Frente Brasil Popular, que vai passar por 12 cidades pernambucanas até chegar ao Recife, em 13 de julho, passando por Petrolândia na próxima quinta-feira (7).
A necessidade de se discutir um plebiscito por uma Constituinte Exclusiva do sistema político além dos debates sobre a questão eleitoral junto à  narrativa do golpe pautaram a fala inicial de Carlos Veras, presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
O desmonte de políticas públicas nessas semanas de governo interino também foi tema recorrente nas falas durante a plenária. Felipe Senna, da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), destacou as ameaças da gestão Temer às políticas voltadas para o convívio com a seca. "O mapa da fome, há 20 anos, denunciava que o povo do semiárido todo passava fome. Há 13 anos isso começou a mudar. Essa mudança de cenário é o que está em jogo com o golpe. O governo interino de Michel Temer acabou com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e cortou projeto de R$ 20 milhões voltado para o semiárido. Existe a possibilidade de que essa população volte a passar fome", lamentou.

Membro da Articulação de Mulheres Brasileiras, Aline Fagundes, chamou atenção para as possibilidades de retrocesso na Lei Maria da Penha e criticou a falta de compromisso do governo interino com as políticas para mulheres:
"As mulheres já estavam mobilizadas e vimos como o ministério interino é simbólico e revelador de que os golpistas são também machistas e racistas", disse.

A militante do Levante Popular da Juventude, Vanessa Gonzada, chamou atenção para os desmontes às políticas de inclusão social na educação superior:
"Sob gerência do golpista pernambucano Mendonça Filho, que é contra a política de cotas, o Ministério da Educação suspendeu o FIES, Prouni e Pronatec", criticou.

Membro da coordenação da Frente Brasil Popular em Pernambuco, Anderson Girotto, alertou que só a mobilização das bases pode barrar o processo de desmonte da Constituição de 1988:
"A Frente Brasil Popular é o espaço de unidade das esquerdas e a Caravana quer resgatar esse trabalho de base e também interiorizar as lutas, que até agora estiveram muito centradas nos grandes centros urbanos", informou.

EM PETROLÂNDIA

Com alguns nomes de lideranças estaduais já confirmados a caravana em nossa cidade seguirá o seguinte formato:

PRÉ-CARAVANA – Sob orientação de Gleisa Campigotto e Jonas o LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE será apresentado a todos os recortes juvenis da cidade. O movimento é uma organização de jovens militantes voltada para busca da transformação da sociedade organizando a juventude onde quer que ela esteja através de células organizadas em três campos de atuação: Frente Estudantil, Frente Territorial e Frente Camponesa. Uma oportunidade excelente de construção de consciência política e organização aos jovens de Petrolândia através de oficinas que irão apresentar o histórico do movimento, seguido de análise de conjuntura finalizando com oficinas práticas de como mobilizar e organizar os jovens. O início das oficinas está marcado para as 8:00hrs da manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

CARAVANA - Acontecerá em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia a partir das 8:00Hrs da manhã com acolhida e apresentação de mística.
Segue com plenária de análise de conjuntura com a participação de Jaime Amorim (MST), Carlos Veras (CUT) e Gleisa Campigotto (Consulta Popular).
A partir das 10:30 o ato segue para oficinais divididas em eixos:
1 – EDUCAÇÃO E POLÍTICA;
2 – MULHERES E POLÍTICA;
3 - JUVENTUDE E POLÍTICA;
4 – REFORMA AGRÁRIA E AGRICULTURA FAMILIAR e
5 – DIREITOS TRABALHISTAS.
Às 13:00 será servido almoço e encerra com ato público.

CARAVANA NA RÁDIO ALIANÇA FM


Amanhã, com o radialista João Júnior, representantes das frentes BRASIL POPULAR e POVO SEM MEDO estarão ao vivo na rádio a partir das 7:00hrs da manhã falando um pouco sobre a caravana que passará e deixará história em nossa cidade. Não percam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário