quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

PRIMEIRA REUNIÃO DA NOVA CÂMARA DE VEREADORES: COMEÇOU ONDE ACABOU

Imagens: Daniel Filho

O novo presidente da Câmara de Vereadores, Delano Santos, conduziu os primeiros trabalhos da casa. Mais indicações e propostas de novas audiências públicas para a tão esperada resolução dos problemas de abastecimento de água para o Bairro Nova Esperança, assentamentos e comunidades deram o tom da primeira reunião ordinária da parcialmente renovada casa.
Estranhamente levada para um péssimo horário, 10h00min horas da manhã, impróprio para os cidadãos trabalhadores participarem, em um local impróprio, a sala de reuniões em vez da própria plenária, questionamos as mudanças.
O vereador reeleito, Eudes Fonseca, explicou que a maioria optou pelo horário, pois irão participar, logo mais à noite, da novena em Tacaratu. A sala de reuniões teria sido escolhida, segundo o vereador, porque não esperavam um número tão grande de participantes.

O vereador Antônio Pereira, Toinho, apresentou indicações referentes ao abastecimento de água no Bairro Nova Esperança, além de comentar a necessidade de se discutir e cobrar do governo do estado ou ministério público a separação territorial de Tacaratu para passar a pertencer a Petrolândia. Questionado, o vereador não respondeu de forma clara como seria possível essa intervenção a partir do legislativo. Todas as suas indicações foram elogiadas pelos colegas parlamentares.
Moradores do Bairro Nova Esperança e comunidades que sofrem com a falta de água estiveram presentes na reunião e mostraram empenho em fiscalizar, através de associação, o abastecimento de água potável nas casas através de carros pipas enquanto a obra de abastecimento não é concluída.
Prometida em campanha para seu término ainda nesse primeiro semestre, provavelmente não seja sequer concluída esse ano:

“(...) Já achei difícil compreender como que essas obras puderam ser iniciadas em período eleitoral sem licença ambiental (...) agora há a liberação, mas sem previsão de quando se iniciam as obras. Supondo que o trabalho recomeçasse amanhã, a obra levaria pelo menos um ano ainda para ser concluída. Não é uma obra fácil, mas creio que, independente de quem queira se apresentar como ‘pai’, ‘mãe’, ‘primo’ da obra, independente de quem fique com os louros de sua conclusão, creio que nosso papel como vereadores é lutar e cobrar das lideranças políticas que tiveram votos aqui na cidade: Rodrigo Novaes, Fernando Filho(...)além do apoio e fiscalização da própria comunidade organizada através de associações.” pontuou o vereador Evaldo Nascimento que afirmou, ainda, que na próxima reunião apresentaria indicações que, segundo ele, precisam ser debatidas e apresentadas coletivamente.

O vereador José Luiz dos Santos, Zé Pezão, lembrou que os recursos financeiros destinados aos carros pipas, acima de R$500 mil reais, deverão garantir abastecimento por um ano, mas que se faz necessário fiscalizar, pois na última gestão houve irregularidades como “pipeiros” que recebiam para levar uma carga, mas acabavam por levar menos... Outros sequer iam trabalhar, segundo o vereador.
O vereador Sílvio Rogério pediu um aparte à fala para reafirmar que tais problemáticas existiram, mas que o atual prefeito, Ricardo Rodolfo, iria resolver fazendo um rastreamento, via GPS, de todos os caminhões contratados para saber exatamente o percurso e dias feitos por todos.
O vereador Joilton Pereira se mostrou revoltado com aquelas afirmações dos colegas:

“(...)Se fomos eleitos pelo povo para representar o povo, acredito que seria obrigação dos senhores denunciar esses tipos de conduta se os senhores sabiam(...).Eu, se souber de qualquer irregularidade, como vereador, vou denunciar.”

O vereador Lourival Joaquim, Louro do vidro, acrescentou aos problemas citados acerca do abastecimento de água, problemas com a iluminação pública, trânsito e calçadas:

“(...)Na campanha pude ver a dificuldade do povo. Muitos pagando taxa de iluminação sem ter nenhuma luz no poste. A gente precisa discutir isso(...) afinal, a taxa de iluminação de algumas áreas das agrovilas vem para Petrolândia ou Tacaratu? Ainda na campanha disse a Gerson que, se ele fosse eleito lá em Tacaratu e eu aqui, teríamos que resolver esse problema. Ganhamos e vou cobrar. Eu me comprometo de trazer essa resposta(...). Sobre o trânsito precisamos discutir também, aquela avenida da SuperMais (conveniência localizada na Avenida Auspício Valgueiro, grifo nosso), dia de sábado, por exemplo, é terrível... Por que não pensarmos um estacionamento ali naquele terreno da Celpe? Também pensar em mais sinalização(...)outro problema são as calçadas. Em muitos trechos o comércio ocupa a calçada atrapalhando a passagem do pedestre(...)” concluiu reafirmando seu sentimento de trabalhar para o povo e confiar na união de todos os vereadores para esse mesmo propósito, independente de partido ou base.  

A primeira sensação sobre a câmara parcialmente renovada, segundo participantes, dividiu opiniões. Para alguns haverá melhora, para outros será mais do mesmo. E, nesses primeiros vinte e cinco dias de mandato, tanto do executivo quanto do legislativo, coube apenas repetir o mantra TEMPO pedido à uma grande parcela da população que se mostra cansada de tanto esperar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário