terça-feira, 14 de março de 2017

DIA 15 GREVE GERAL - PETROLÂNDIA TAMBÉM VAI PARAR

Imagem: Divulgação


Contra a reforma da previdência e com soma de pautas locais, amanhã, estudantes, sindicatos, movimentos sociais irão unir forças para barrar as reformas postas que representam retrocessos graves a tod@s trabalhadores e estudantes.
Petrolândia entra no mapa de cidades que irão realizar mobilizações de conscientização da população com ato amanhã (15), a partir das 08h00min, concentração na praça da matriz. Aderiram ao dia de lutas nacional e participarão do ato: Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro-PE), Sindicato dos Servidores Municipais (SINSEMP) de Petrolândia, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) e o Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Médio Agreste e Sertão  do Estado de Pernambuco (SINDRAS).

EM PETROLÂNDIA ESTUDANTES UNEM FORÇAS

Estudantes da rede estadual em Petrolândia somarão às pautas nacionais (contra a reforma da previdência, valorização salarial do professor e contra a reforma do ensino médio) suas próprias pautas de reinvindicação: melhoria no cardápio da escola, climatização das salas, acesso à internet, cobertura de quadras, investimentos no ProEmi (Programa Ensino Médio Inovador), qualidade e regularização do transporte escolar, são algumas das muitas reclamações d@s estudantes.

PARADA OU GREVE?

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), em seu congresso nacional, em Brasília, votou e convocou a Greve Geral por tempo indeterminado. As categorias, junto aos seus sindicatos, definem sua adesão em assembleias.
Para algumas categorias, estados e municípios, será paralisação em um dia nacional de lutas, para outras a greve seguirá por tempo indeterminado, caso da educação da rede estadual de Pernambuco que realizará a próxima assembleia na próxima segunda-feira (20), às 14h00min, em Recife, para analisar e definir pela continuidade ou suspensão da greve.

MOTIVOS DA GREVE GERAL

Principalmente contra a Reforma da Previdência que quer aumentar tempo de contribuição (49 anos ininterruptos, significa que, para se aposentar com 65 anos de idade, a cidadã e cidadão brasileiro deverão começar a trabalhar com carteira assinada já aos 16 anos de idade sem jamais ficar desempregado) e de idade mínima (65 anos) para homens e mulheres, acabando com a aposentadoria especial.

MAPA DE ESTADOS QUE PARTICIPARÃO DO DIA NACIONAL DE LUTAS:

ACRE

8h – Ato em Rio Branco com concentração no Palácio Rio Branco, sede do governo estadual do Acre

ALAGOAS

9h – Ato em Maceió na Praça dos Martírios

AMAPÁ

15h – Ato em Macapá começa em frente à Cia de Água e Esgoto do Amapá num protesto contra a privatização de empresas públicas. No itinerário, manifestantes passarão pela Caixa Econômica, Correios e Banco do Brasil, depois seguirão em caminhada para uma mobilização unificada com demais movimentos na Praça Veiga Cabral, no centro da capital, Macapá.

AMAZONAS

15h – Concentração na praça do Congresso, em Manaus, com passeata até a Avenida 7 de Setembro, no centro.

BAHIA

7h – Manifestação em Salvador no Iguatemi
15h – Passeata na Praça do Campo Grande, em Salvador

CEARÁ

8h – Passeata no centro de Fortaleza, com concentração na Praça da Bandeira.
Grupos confirmados: CUT, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Conlutas, Intersindical, Frente Brasil Popular (FBP), Povo sem Medo, Marcha Mundial de Mulheres, Levante Popular da Juventude, União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento Organizado dos Trabalhadores/as Urbanos do Estado do Ceará, entre outros.

DISTRITO FEDERAL

8h – Ato Público na Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios

ESPÍRITO SANTO

7h – Concentração na Praça de Goiabeiras com caminhada até o aeroporto, em Vitória.

GOIÁS

9h – Ato em frente à Assembleia Legislativa em Goiânia
Segundo a CUT, está prevista a paralisação dos professores e trabalhadores da educação estadual e federal, além de outras categorias de servidores municipais.

MARANHÃO

7h30 – Ato com início na Praça Deodoro, em São Luis, com participação de centrais sindicais junto com os sindicatos do setor da educação e de outras categorias. Haverá também ato em frente ao prédio da Previdência no Parque Bom Menino.

MATO GROSSO

15h – Ato Publico na Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá
Paralisação: Educação, Servidores Federais e a Rede Municipal do Estado Bancários farão atos nas principais agencias

MINAS GERAIS

10h – Ato na Praça da Estação, em Belo Horizonte
Segundo a CUT, haverá paralisação dos Metroviários e de trabalhadores da Educação

PARÁ

9h – Ato Publico na Praça da Republica, me Belém
Confirmada a paralisação dos Correios, manifestação dos bancários nas maiores agências e manutenção do acampamento no Aeroporto de Belém até dia 15

PARAÍBA

9h – Ato em frente ao escritório do Ministério da Previdência com passeata pelo centro de João Pessoa

PARANÁ

10h – Ato na Praça Tiradentes, em Curitiba
Categorias confirmadas: Educação, Servidores Federais e Municipais de Curitiba. Além disso, a CUT informou que há previsão de greve do transporte em Curitiba e ocupação em sedes do INSS

PERNAMBUCO

9h – Ato político da educação com demais categorias, na praça Oswaldo Cruz, em Recife.

PIAUÍ

9h – Ato Público em frente à Assembleia, em Teresina, seguido de Audiência Pública que discutirá as Reformas da Previdência

RIO DE JANEIRO

1) SINPRO Rio aprovou paralisação e fará ato nas regionais de manhã.
2) SINTUFRJ aprovou a greve de 24h e fará ato na Ilha do Fundão pela manhã.
3) SINTRAMICO fará assembleia em algumas bases de manhã
4) SINTSAUDE estará em greve e vai participar do ato unificado
5) Radialistas estão se propondo a organizar de manhã manifestação na EBC e MultiRio
6) Moedeiros terá uma atividade de manhã
7) SISEJUFE aprovou a greve de 24h
8) SEPE greve de 24h tanto na rede estadual como nas municipais
9) Saúde estadual já está em greve
10) Sindscoppe fará paralisação no dia 15;

9h – Debate: Reforma da Previdência e Criminalização dos Movimentos Sociais e Políticos. Local: campus Centro

13h – Ato em frente à Justiça Federal, contra a criminalização dos movimentos sociais e políticos e contra a perseguição de militantes por parte do MPF-RJ. Local: Cinelândia.

16h – Ida para o ato unificado na Candelária, no centro do Rio de Janeiro

RIO GRANDE DO NORTE

14h – Ato na Praça Gentil Ferreira – Caminhada até a Praça Kennedy, em Natal
16h – Cidade Alta, em Natal

RIO GRANDE DO SUL

17h – Ato Publico na Esquina Democrática – Caminhada até o Largo do Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre
Também acontecerão atos, assembleias ou caminhadas conta a reforma nas seguintes cidades: Erechin, Passo Fundo, Carazinho, Ijuí, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Canoas, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Santa Rosa, Taquara, Torres, Gravataí, Serafina Correa, Sapiranga, Dois Irmãos

RONDÔNIA

Ato e Passeata em Porto Velho e 51 cidades do estado
9h – Concentração no centro das cidades do interior e, na capital, ato começa na Praça Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Segundo a CUT, haverá fechamento das principais agencias do INSS no estado.

RORAIMA

8h – Ato Público na Praça do Centro Cívico, em Boa Vista

SANTA CATARINA

16h – Ato na Praça Miramar, em Florianópolis

SÃO PAULO

16h – Grande ato com os movimentos sociais na Paulista, na frente do Masp, na capital

Previsão de Paralisação dos metroviários, dos condutores e cobradores de ônibus, dos Correios, das agências bancárias da Avenida Paulista, dos trabalhadores de educação estaduais e municipais, dos eletricitários, dos metalúrgicos, químicos e servidores municipais.

Em Ribeirão Preto: Ato na frente do Teatro Pedro II

SERGIPE

15h – Ato na Praça General Valadão, em Aracajú

TOCANTINS

08h – Ato em Palmas, com concentração na Rotatória do Colégio São Francisco

Grupos confirmados: Coletivo Estadual Frente Brasil Popular, MAB, Marcha Mundial de Mulheres – MMM, CTB, SINTRAS, CDHP, FETAET, CUT, SINTET, SINTSEP-TO, COEQTO, MTST, SEET, CIMI, SINTEC, UBES, UGT, UNE, Coletivo Kizomba, SISEPE, ENEGRECER, Marcha das Mulheres Negras, STEET, MST, Consulta Popular, NOVA CENTRAL SINDICAL, Levante Popular da Juventude, COOPTER, Associação de Mulheres Pinheirinho VIVE.

3 comentários:

  1. Juiz de Fora(MG), também vai parar em peso, é a quarta cidade mineira em termos econômicos, depois de BH, Uberlândia e Contagem; porém é a segunda na área da Educação e hoje o " o Bicho vai pegar" em Juiz de Fora, Contra a "farsa" Reforma da PREVIDÊNCIA. #FORA TEMER.

    ResponderExcluir