terça-feira, 12 de setembro de 2017

DEPRESSÃO E SUICÍDIO... COMO ABORDAR PARA MELHOR PREVENIR?


O último dia 10 de Setembro foi o dia mundial da prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo é marcado pelo foco na mobilização à prevenção do suicídio. Segundo a Ordem Mundial da Saúde (OMS) 90% dos suicídios poderiam ser evitados se a sociedade tratasse melhor do tema.
Discutir é difícil, identificar, observar e prevenir ainda mais e requer cuidados importantes:

Otávio dá seu depoimento.Imagem recebida via Whatsapp

“...mesmo sendo uma atividade factível, envolve toda uma série de atividades, que variam desde as melhores condições possíveis para a criação das crianças e dos jovens, passando pelo tratamento efetivo dos transtornos mentais, até o controle dos fatores de risco ambientais. A disseminação apropriada da informação e o aumento da conscientização são elementos essenciais para o sucesso de programas de prevenção do suicídio.”

O excerto acima é retirado de documento publicado pela Ordem Mundial de Saúde (OMS).

“...Para a maioria das pessoas doença é somente a física. Aquela que podemos ver, observar. A doença da mente muitas vezes é chamada de frescura e não é...!” declarou a psicóloga do município de Petrolândia, Andreza Carvalho, em uma das diversas ações que o município realizará durante todo o mês de Setembro com projeto de extensão:

Imagem: Daniel Filho

“Estamos prestes a fazer algo inédito que é o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) itinerante. Se a pessoa necessitada não vem até nós, seja por dificuldade ou preconceito, iremos até quem precisa.” Andreza cobrou ainda dos vereadores presentes, José Luís dos Santos (Zé Pezão) e Jorge Viana, o compromisso do poder legislativo em tornar política pública permanente a manutenção das atividades anuais relacionadas ao tema.
As atividades aconteceram ontem (11) no Centro Cultural Hidelbrando Menezes com palestras e depoimento.
O município precisa de ainda mais para o enfrentamento da problemática. Do papel das mídias acerca da sua relação para com a divulgação do tema, até o formato das palestras e apresentações culturais voltadas para o assunto, é preciso seguir orientações objetivas para desempenhar o papel proativo no combate ao suicídio.

IMPACTO DAS COBERTURAS DE SUICÍDIO PELA MÍDIA

“A mídia desempenha um papel significativo na sociedade atual, ao proporcionar uma ampla gama de informações, através dos mais variados recursos. Influencia fortemente as atitudes, crenças e comportamentos da comunidade e ocupa um lugar central nas práticas políticas, econômicas e sociais. Devido a esta grande influência, os meios de comunicação podem também ter um papel ativo na prevenção do suicídio.” Excerto do documento da OMS.
Um mesmo veículo tem dois poderes que se confrontam e precisam ser debatidos para serem mediados. Matérias que estimulem a prevenção a partir de discussões contribuem, mas a má exposição do tema podem agravar. O sensacionalismo do fato através de exposição do falecido, cena do suicídio e ou descrição do método utilizado devem ser assiduamente evitadas.

PALESTRAS E PEÇAS ARTÍSTICAS

A OMS recomenda claramente que imagens dos suicídios NÃO DEVEM ser utilizadas. Há a crença de que o choque das imagens tem função dissuasiva, mas nesses casos, tem exatamente o efeito oposto. A ênfase das falas e apresentações deve ser dada ao luto pela pessoa falecida e não ao ato.

PACTO PELA VIDA

Debater sobre as problemáticas relacionadas, trabalho conjunto com autoridades de saúde na apresentação dos fatos, fornecer informações sobre números de telefone e endereços de grupos de apoio onde se pode obter ajuda, apresentar indicadores de risco e sinais de alerta sobre comportamento suicida são alguns dos fatores preventivos que mídia, cultura e educação podem e devem contribuir junto às autoridades de saúde do município.
O Blog Gota D’Água oferece o espaço e ativismo para divulgação de atividades, artigos e intervenções que possam contribuir na prevenção do suicídio.

CAPS (CENTRO DE APOIO PSICOSSOCIAL)

O Caps em Petrolândia atende na Rua Maria Das Dores Sobreira, 61, QUADRA 12, próximo ao Supermercado Atacado São Francisco.

RECOMENDAÇÕES DA OMS

Todas as recomendações acerca do papel da mídia e apresentação de palestras e atividades culturais foram retiradas do documento pertencente a uma série de manuais destinados a grupos sociais e profissionais específicos, especialmente relevantes para a prevenção do suicídio preparado como parte do SUPRE (Suicide Prevention Program), a iniciativa mundial da OMS para a prevenção do suicídio, e pode ser acessado integralmente no link abaixo:



MATÉRIAS RELACIONADAS








Nenhum comentário:

Postar um comentário