sábado, 16 de dezembro de 2017

CARAVANA PELO VELHO CHICO E PELA DEMOCRACIA

Imagens: Daniel Filho e George Novaes

Ontem (15) Petrolândia manteve seu histórico protagonismo político com o ato político e cultural Fórum Social das Águas e Caravana Popular pela Democracia. Convocado pela diocese de Floresta - Frente Brasil Popular junto a instituições, sindicatos e movimentos sociais organizados o evento reuniu centenas de pessoas na orla fluvial para receber, das mãos dos pescadores, o padroeiro da cidade e das águas, São Francisco de Assis.
Orações, atividades culturais e a plantação de mudas de mulungu e caraibeiras fecharam o primeiro momento da atividade.
A temática política em defesa do Rio São Francisco e a soberania nacional teve sequência com marcha dos participantes para a Casa de Shows Velho Chico. Apresentação de mística pelas juventudes da Brigada Maria Paraíba, Levante Popular da Juventude, Pastoral da Juventude Rural e Frente Brasil Popular, apresentações culturais dos povos Quilombola e Pankararu, seguido pela declamação de Ivone Santos ao cordel de sua autoria que presta homenagem ao Rio São Francisco abriram brilhantemente o segundo momento do ato.
Fim das apresentações iniciou a composição de mesa para análises e discussões.
O bispo Dom Gabriel, padre Luciano e a prefeita Janielma Souza, abriram as falas para análise de conjuntura dos convidados, Mozart Bandeira (Chesf), João Pedro Stédille (MST), Roberto Malvezzi, mais conhecido por Gogó, (CPP/CPT) e Fafá (MPA).
A história da Chesf e das diversas tentativas de privatizá-la, a inconsequência capitalista em se apropriar das riquezas naturais e seus resultados negativos em diversos países, os resultados do golpe parlamentar que colocou Michel Temer no poder e a importância de defender a democracia nas ruas para barrar o desmonte estatal e a retirada de direitos foram os principais pontos analisados.
Com cerimonial por Maria Helena e Fernando Batista compuseram ainda a mesa, cada qual com três minutos de fala: Genilda Lindaura (Polo Sindical), Egídio Bisol (Diocese de Afogados da Ingazeira), Carlos Veras (CUT), Doriel Barros (FETAPE), José Maurício (STR), Fernando Neves (FRUNE), José Gomes Barbosa (SUP), Pedro Bross (FNU), Lucas Ramos (deputado estadual pelo PSB), Rodrigo Novaes (deputado estadual pelo PSD), Cássia (Quilombo Bordas do Lago), Daniel Filho (SINTEPE), Adriana Araújo (SINSEMP), Pedro (pastoral dos pescadores), Gilberto Santana (SINERGIA), Gleisa (Frente Brasil Popular), cacique Zenivaldo (Entre Serras Pankararu), Isaltino Nascimento (representante do governo), Luiz (PJROdacy Amorim (PT), Jaime Amorim (MST) e Fernando Ferro (PT).
O ato deliberou encaminhamentos: elaboração de carta a Michel Temer contra a privatização da Chesf e lançamento do FAMA (Fórum Alternativo Mundial das Águas). O derradeiro momento cultural ficou para a noite com as excelentes apresentações de Josildo Sá e Targino Gondim.

“Compreendo que cumprimos com nossa missão”, avaliou padre Luciano.










Nenhum comentário:

Postar um comentário