No próximo dia 14 de março, às 9h, a
Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa promoverá uma
audiência pública para discutir a retirada da obrigatoriedade do ensino de
Espanhol da Matriz Curricular das Escolas de Referência e Escolas Técnicas Estaduais.
O SINTEPE
vem denunciando na imprensa e comunidades escolares esse retrocesso que afeta
tanto estudantes quanto professores.
No último sábado (03), O Sindicato realizou uma plenária com representantes dos
professores e professoras de espanhol, estudantes, acadêmicos para discutir
estratégias para reverter a Portaria SEE
637, de 29 de janeiro de 2018, que trata do tema.
O clima da plenária era de indignação, pois a
medida é uma contradição com os últimos investimentos na língua feitos pelos/as
trabalhadores/as em educação da rede estadual e com o crescente interesse pelo
idioma, falado por todos os países que fazem fronteira com o Brasil (exceto
Suriname e Guianas).
Para Imara
Benfica, coordenadora do Curso de Espanhol da UFPE (Universidade Federal de
Pernambuco), a retirada o idioma da Matriz Curricular é uma ação ideológica e
contrária à integração dos povos da América Latina.
Ao final da reunião, os presentes deliberaram
por crescer as mobilizações nas escolas envolvendo toda a comunidade escolar;
participar da reunião do Conselho Estadual de Educação em 12 de março, buscando
um diálogo com os conselheiros; buscar formas jurídicas de se contrapor à
portaria; denunciar o sucateamento do Núcleo de Idiomas e participar da
audiência pública. Após essas atividades, outra plenária será convocada para
avaliação de resultados.
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