terça-feira, 19 de junho de 2018

LUTA E VITÓRIA PANKARARU: TRIBUNAL REGIONAL VOTA PELA REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Imagens: Rubens Nadiel e G1



A luta pela reintegração de posse das terras indígenas Pankararu ganhou mais um capítulo hoje (19). De forma unânime o Tribunal Regional Federal (TRF 5) concedeu a reintegração de posse da área de 8,1 mil hectares que fica entre os municípios de Tacaratu, Petrolândia e Jatobá, no Sertão do estado, à comunidade indígena.
O povo Pankararu vive na região desde 1700 e teve a área demarcada pelo governo federal como terra indígena em 1940 e em 1987. A última decisão de reintegração à comunidade indígena só foi concedida recentemente em sentença do juiz Felipe Mota Pimentel:

“A questão se arrasta por décadas, sem que haja a efetiva desocupação. Portanto a desintrusão das terras pelos não índios é medida que se impõe, sem mais delongas”.

Tal decisão havia sido suspensa, mas, mais uma vez, é decidida em defesa da etnia. Sarapó Pankararu, liderança, em entrevista ao G1, celebra a decisão:

"Nós, indígenas, esperamos esse processo há muitos anos. Nossa terra, que é sagrada para nós, é demarcada desde 1940 e, desde 1993, existe uma ação que percorreu pelas três instâncias judiciais, que nos deram ganho de causa. Nossa terra é tão pequena. Somos, aproximadamente, 8 mil indígenas, e estamos lutando pelos nossos direitos, pela existência do nosso povo". 

“Nós indígenas não queremos que os posseiros fiquem desassistidos. Defendemos que o estado cumpra seu papel e determine indenizações justas, assim como garanta o direito a outra terra a eles... Não podemos é abrir mão do que é nosso por direito reconhecido há tantos anos.” Declarou ao blog Rubens Nadiel.

Imagem: G1

Eraldo José, uma das lideranças em defesa dos agricultores posseiros, em declaração ao G1, reconhece o direito da terra à aldeia e destaca a intenção da luta:
"Nossa reivindicação era de que o nosso direito fosse assegurado. O direito a outra terra e a indenização justa de todas as famílias existentes lá. São seis gerações nascidas e criadas. Não ocupamos terra de índios, mas botaram a aldeia em cima da gente"

Com a nova decisão as comunidades terão mais noventa (90) dias para a reintegração acontecer de forma pacífica.

MATÉRIAS RELACIONADAS:









2 comentários:

  1. Salve o povo Pankararu 👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  2. Justiça parcial não é justiça.Ninguem mais discorda do direito dos índios. Mas, determinar prazo de desocupação, sem antes obrigar o Incra a entregar terra produtiva e garantir assistência aos não índios é resolver um problema gerando outro.
    Não há o que comemorar.

    ResponderExcluir