terça-feira, 6 de novembro de 2018

LUTE... OU O PROFESSOR ESTARÁ SENDO VIGIADO!

Imagem: SINTEPE



Professores têm direito à liberdade de cátedra, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, como previsto nos artigos 205 e 206 da Constituição Federal e no artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). As informações sobre os direitos dos professores e as considerações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre as possíveis tentativas de assédio moral e censura prévia aos/às professores/as estão nos cartazes produzidos pelo SINTEPE que serão distribuídos nas escolas da rede estadual de ensino a partir de hoje (6).
O posicionamento do órgão estadual é resultado de uma denúncia feita pelo sindicato depois que o movimento da extrema-direita incentivou alunos a gravarem os professores, gerando assim constrangimento e assédio no ambiente escolar. O material que irá para as escolas foi uma proposição do MPPE, que, por sua vez, recomendou que a Secretaria de Educação do Estado protegesse a liberdade de cátedra dos professores e professoras da rede estadual de ensino de Pernambuco. A denúncia do Sintepe foi feita no dia 31 de outubro e, de acordo com o MPPE, incentivar o assédio e o constrangimento é uma postura ilegal que fere os artigos citados anteriormente e a Lei Estadual nº 15.507/2015, que proíbe o uso dos telefones celulares em sala de aula.

TENTAÇÃO DITATORIAL

A caça às bruxas ao falso comunismo ditatorial brasileiro, na verdade, revela ser a verdadeira gana do novo governo que ainda não tomou posse, mas já mostra a que veio. Com os falsos discursos de “proteção” e “professor se sentir orgulhoso em ser filmado”, ou mesmo um engodo ofertado como “serviço aos pais (acompanhar em tempo real a participação dos filhos no ambiente escolar)” o que vemos é o fascismo de extrema-direita ensaiar seus primeiros passos para, em pouco tempo, impor um regime de vigilância a controlar conteúdo e método de ensino, pesquisas e estudos dentro das instituições escolares.

editora Penguin

De forma sombria rememora o enredo do clássico da literatura 1984 (último romance de George Orwell) onde uma distopia mostra um sistema totalitário que a tudo e a todos observa o tempo todo. Ninguém escapa à vigilância do “Grande Irmão”.
O pensamento ditatorial que chega ao poder através da democracia não hesita em destruí-la por dentro de suas engrenagens. Como diz a canção: “É preciso estar atento e forte...”


MATÉRIA RELACIONADA:



Cartazes que começam a serem distribuídos peloSindicato dos Professores de Pernambuco


2 comentários:

  1. Essa matéria não fala sobre os alunos que são obrigados a aceitar o esquerdismo dos professores e quando se contrapoem aos ideiais sofrem perseguição destes professores. O funcionário público tem que ser fiscalizado pelos seus usuários!!!

    ResponderExcluir
  2. Prove que "alunos são obrigados a..."
    A escola, assim como universidades, é espaço para o pluralismo de ideias, além do debate. No entanto, para se debater, é preciso conhecimento, base fundamentada e isso não se constrói com fake news, correntes de rede social, etc.
    Conhecimento é liberdade.
    A estupidez aprisiona.

    ResponderExcluir