terça-feira, 29 de janeiro de 2019

ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO PODEM SER CONTAMINADAS PELOS REJEITOS DE BRUMADINHO

Imagem: Divulgação


Pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) temem por efeito ainda mais desastroso após o crime ambiental em Brumadinho (MG). Um estudo emergencial a partir de imagens de satélites busca descobrir o alcance de uma provável contaminação da bacia do Rio São Francisco, o problema não seria a lama, mas o material diluído nela.
O responsável pelo estudo e pós-doutor em risco de desastres pela Universidade de Buenos Aires (Argentina), Neison Freire, está avaliando os volumes em quilômetros quadrados e a velocidade de movimentação da lama.
“Teremos a extensão da área de contaminação até determinada data. Saberemos se haverá possibilidade de atingir a bacia do São Francisco. Se houver contaminação lá, com certeza sentiremos aqui. Fatalmente o rio será contaminado. Procuramos agora o nível de contaminação. Mais cedo ou mais tarde isso chegará à foz, em Piaçabuçu, Alagoas”, explicou o pesquisador.
A bacia está ligada a mais de 500 municípios 18 milhões de pessoas. Em Pernambuco, Neison demonstra preocupação especialmente com a produção frutiovinocultura de Petrolina. “Os elementos dessa vez são mais pesados que os da barragem de Mariana, rompida em 2015. Por isso temos mais energia cinética (que dá velocidade à lama) e mais poder de destruição”, avalia.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário