domingo, 23 de maio de 2021

FOME EM PETROLÂNDIA: DEPOIMENTO DE PETROLANDENSE RECEBE DESTAQUE EM MATÉRIA DA BBC



Fazendo um paralelo com o Brasil de Carolina de Jesus (1950), autora do clássico "Quarto de Despejo: Diário de uma favelada", com o Brasil de 2021, a reportagem da BBC mostra como esses Brasis distantes voltam a se encontrar num cenário que, há pouco tempo, parecia superado: A FOME.
A reportagem apresenta uma petrolandense, Breda Souza, mãe de cinco filhos, que faz um depoimento triste sobre sua situação:
"Tenho quatro meninos e uma menina, o mais velho tem 8 anos e a mais nova, 5 meses. Eu vivo só com meus filhos", conta a pernambucana.
"Eu trabalhava de ajudante de cabeleireira, mas a moça que tinha o salão fechou, porque não estava mais tendo clientela. De lá para cá, eu vinha me sustentando com esse auxílio que tinha, mas agora eu não fui contemplada, fiquei só com meu valor do Bolsa Família, que é R$ 189."
"Eu estou vivendo só com isso, mas às vezes as pessoas me ajudam com alimentos para os meus filhos. De vez em quando, eu acho algum bico para fazer, mas é muito raro. Tem dias que não tenho nem o leite da minha bebê."
"Minha situação, a cada dia que passa, piora mais, porque sem trabalho é complicado demais. E, com criança pequena, eu não tenho com quem deixar. Os meus maiorzinhos, quando não tem comida, eu converso com eles e eles entendem. Mas os pequenos não entendem."
"A gente tenta ter um ânimo, mas não consegue, porque o desemprego está muito grande em todo lugar. É só angústia e tristeza, quem é mãe entende", declarou Breda.
Nas redes sociais, após ler a matéria, populares se movimentam para identificar a mulher e ajudá-la. No entanto o cenário é desolador para dezenas de Bredas só aqui no município.
Os poderes executivo e legislativo precisam estar atentas a encaminhamentos urgentes em defesa das famílias em vulnerabilidade social no município. Discutir um fundo social que possa bancar uma renda cidadã a nível municipal com recursos próprios é possível, protege cidadãos e aquece a economia local.
Para ler a reportagem na íntegra:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57033047?utm_campaign=later-linkinbio-bbcbrasil&utm_content=later-17374311&utm_medium=social&utm_source=instagram

2 comentários:

  1. É muito triste lê esse tipo de notícias, saber q na minha cidade tem gente passando fome.

    ResponderExcluir
  2. Eu poderia mentir e falar que essa materia me surpreendeu, mas, infelizmente, vejo isso quase todos os dias.

    ResponderExcluir