sexta-feira, 10 de agosto de 2018

DIA DO BASTA



Convocado pelas centrais sindicais e pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, o Dia do Basta ocorre em todo o Brasil, nesta sexta-feira (10), com diversas paralisações, atrasos de turno e marchas. Com o objetivo de lutar contra a perda de direitos que ocorre no Brasil desde o golpe parlamentar de 2016, a mobilização também busca apoiar o direito a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba (PR).
A iniciativa, aprovada em 6 de junho, no Fórum das Centrais, conta com a participação da CUT, CTB, Força Sindical, UGT, Nova Central, CSB, Intersindical e Conlutas. Os atos pretendem chamar a atenção dos trabalhadores e da sociedade para os graves problemas que o país está passando, como desemprego e a retirada de direitos sociais.
Entre as motivações para a mobilização estão a retomada do poder da Petrobrás e a questão do desemprego e o apoio ao presidente Lula pela capacidade que ele possui de barrar a perda de direitos. "É importante a volta da geração de emprego. Com essa reforma trabalhista, o desemprego e a precarização da mão-de-obra só vai se acentuar e o Lula pode mudar este quadro. Tem a reforma da Previdência também e dependendo de quem for eleito poderemos ter uma votação neste sentido, no próximo semestre", explica a secretária estadual de comunicação da CUT, Adriana Oliveira Magalhães.
"Eu também sou bancária. A categoria bancária está em campanha salarial e a gente se juntou a essa mobilização", afirma a dirigente que lembra ainda das altas taxas de lucros dos bancos. Magalhães também destaca que o atual governo de Michel Temer (MDB) quer abrir ainda mais o setor para capital privado, o que prejudicaria ainda mais a situação dos trabalhadores.
Os atos aconteceram nas principais capitais do país.

Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário