sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

SETE DIAS APÓS CRIME AMBIENTAL, NÚMERO DE MORTOS CHEGA A 110

Imagem: Maria Júlia, Brasil de Fato




Luto e indignação. Os dois sentimentos conviveram, lado a lado, no sétimo dia do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG). Nesta quinta-feira, o número de vítimas fatais saltou de 99 para 110. Em Brumadinho, Córrego do Feijão (MG) e Parque das Cachoeiras (MG), famílias realizam celebrações em homenagem aos mortos e desaparecidos. Movimentos populares, ligados à causa dos atingidos, fizeram protestos em vários municípios do estado.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu com Procuradoria Geral da República (PGR) no início da tarde e exigiu garantias para que a impunidade verificada no crime da Samarco, em novembro de 2015, não se repita no caso de Brumadinho. Após a reunião, procuradora Raquel Dodge e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli criaram um observatório para monitorar grandes tragédias. A Secretaria de Estado de Impacto Social antecipou o pagamento do Bolsa Família para os moradores de Brumadinho.
Equipes do MAB estão em Brumadinho, Parque das Cachoeiras, Córrego do Feijão e Pará de Minas (MG), em brigadas de trabalho por toda a bacia do rio Paraopebas, para auxiliar as famílias atingidas.



Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário