segunda-feira, 29 de julho de 2019

RESULTADOS DA FRENTE PREVENTIVA INTEGRADA EM PETROLÂNDIA ENSINAM ALGO AO MUNICÍPIO?

Imagens: reprodução


Na última sexta-feira (26) equipe da Frente Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI), que formada por vários órgãos estaduais e federais, realizou uma audiência pública para apresentar à população e autoridades municipais os resultados obtidos pelos profissionais que foram a campo. Os responsáveis pela fiscalização, assim como os representantes das cinco cidades fiscalizadas (Petrolândia, Floresta, Itacuruba, Tacaratu e Jatobá) estiveram presentes.
Mesmo com grandes apreensões de animais, prisões, interdições que aconteceram no município de Petrolândia, o governo municipal, nas redes sociais, enalteceu o resultado dos trabalhos:
“A FPI, frente composta por órgãos federais e estaduais, realizou na última sexta-feira, aqui em Petrolândia, uma importante audiência pública para prestar contas à população e também a nós, prefeitos das cidades que estiveram sendo vistoriadas, sobre os resultados da operação realizada na nossa região.
Foi um momento esclarecedor, que nos dá a esperança de solucionarmos problemas que não conseguimos, enquanto município, resolvermos sozinhos, mas que, com a ajuda dos órgãos federais e estaduais que estiveram aqui presentes, sem dúvidas alcançaremos resultados satisfatórios para realizar sonhos antigos da população e ajudar o Poder Público Municipal a angariar recursos para solucionar os problemas detectados.
Essa operação só nos deu ainda mais certeza de que o trabalho deve continuar junto das pessoas. Prefeitura e povo, de mãos dadas por uma Petrolândia cada vez melhor.” Publicou a prefeita Janielma Souza em redes sociais. Sobre a interdição do açougue público, que pôs em risco a renda de dezenas de produtores, a nota da prefeitura também foi positiva:
“Petrolândia segue se destacando na região pela altivez frente a algumas situações que envolvem o Governo Municipal e o povo em uma relação de respeito e compromisso com um futuro cada vez melhor para a cidade.
Enquanto praticamente todos os municípios da Região de Itaparica sofreram interdição de açougues públicos, em Petrolândia algo diferente aconteceu: Prefeitura, marchantes, peixeiros e vendedores de frango se uniram e foram em busca da Equipe Abate da Frente Preventiva Integrada do Rio São Francisco para saber o que precisava ser feito para colocar o açougue da cidade dentro dos padrões necessários, antes mesmo da interdição.
Repassadas as orientações pelos órgãos competentes, um grande mutirão de iniciativa público-privada movimentou a cidade em prol de atender as exigências para reabertura do açougue. Para surpresa de todos já nessa quarta-feira (24) o checklist foi cumprido com entusiasmo por todos e o equipamento foi reaberto nesta quinta-feira (25), antes do previsto.”

CRÍTICAS

Os posicionamentos foram vistos por muitos como afronta às trabalhadoras, trabalhadores, consumidores, população em geral... Afinal tenta mascarar problemáticas sociais, políticas e estruturais, denunciada há anos, sempre usando a estratégia de se comparar a municípios vizinhos com recursos financeiros bem abaixo da realidade do município:
“Quando desejamos o melhor, devemos nos espelhar no melhor! Comparar com as outras cidades, que estão ainda pior, não é para destaque nenhum! Fez o mínimo necessário para reabrir e devolver o ganha pão de famílias, ou seja, nada mais do que a obrigação da Prefeitura de Petrolândia. Lembrando: o mercado foi construído por vocês!” Declarou moradora em sua rede social.
“A demora é a fiscalização ir embora...volta tudo de novo. O matadouro sempre sofreu com condições precárias e o açougue precisou ser interditado para que a prefeitura fizesse o que é sua obrigação (...)” Comentou outro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário