Imagens: Daniel Filho |
Terceira e última matéria que cobriu o
primeiro Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido (SIECS), acontecido em Juazeiro – BA.
Sete salas temáticas foram realizadas durante
a manhã do último dia de seminário: A educação Profissional e a emancipação
humana: O que Indicam as experiências?; Pedagogia da Alternância: A
articulação entre educação e trabalho numa perspectiva omnilateral; A
arte no processo de formação humana na educação do campo; Educação
do campo – escolacentrismo e seriação, vamos romper?: Por uma outra visão da
multissérie; Juventudes no Campo: estudos, vivências e
perspectivas; Tecnologias Assistivas e acessibilidade
comunicacional: outras questões para a educação do campo; A
pós-graduação como direito dos povos do campo: os desafios das IES.
A mesa de prosa final tratou do tema “A Educação do Campo no Plano Nacional de
Educação: ainda é possível?”
Os participantes mostraram de forma realista,
porém com a preocupação de não causar desilusão, que as investidas do governo
Temer afetam diretamente as metas do Plano Nacional de Educação.
O SIECS foi organizado pelo Instituto
Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do
São Francisco – BA; Fórum Territorial de Educação do Piemonte Norte de
Itapicuru; IF Sertão – PE; Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Federal do Vale do
São Francisco (UNIVASF); Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);
Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET); Rede de Escolas Famílias
Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA);
Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Coité e Grupo de Agroecologia
Umbuzeiro (GAU).
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