segunda-feira, 24 de julho de 2017

120 DIAS DE OCUPAÇÃO

Imagens enviadas por Rômulo Soares Pedrosa

A associação Ebenezer, responsável pela ocupação da área próxima à serrota, realizou ontem (23) assembleia para informes e avaliações. Rômulo Soares Pedrosa, membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nos enviou imagens e relato:

“Na tarde deste domingo, 23, estiveram reunidos em assembleia os Sem Tetos acampados na vila Serrota. Com a presença de mais de 60 associados a assemblia foi conduzida por Cida Mendonça, vice-presidenta da associação Ebenezer, que foi direta aos informes sobre a legalização da associação e a emissão das carteirinha de associados. Cida Mendonça falou também das dificuldades e encaminhamento da vida que os acampados vivem. A falta de alimento, água, racionalização, problemas da vida em comunidade em situação precária. Até agora nenhum Poder Público se colocou em favor dos acampados, porém, louvamos as chuvas que tem caído em nossa cidade que nos têm ajudado na lida da plantação. Há 120 dias petrolandenses e imigrantes nordestinos corajosamente ocuparam o terreno ocioso que não cumpria sua função social e constitucional. Mais de duzentas pessoas por lá passaram e armaram seus barracos de lona. Novo lar. A surpresa é que dentro de trinta dias estaremos colhendo nossa primeira safra. O terreno foi dividido em moradia e mini lotes onde se plantou coentro, pimentão, abóbora, melancia, feijão, milho, cenoura, alface, repolho. Enfim esperamos uma boa produção.
A vice-presidenta Cida Mendonça reafirmou o lema: ocupar, resistir, organizar e produzir para ser feliz. Por fim, eu, Rômulo Pedrosa da CPT (Comissão Pastoral da Terra) fiz uma pequena explanação sobre as Leis que protegem e punem quem desrespeita as matas (flora) e os animais (fauna), ficou claro que estamos ali para morar, produzir alimentos e preservar o meio ambiente através de uma agricultura comunitária e sustentável.”    



                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário