segunda-feira, 21 de março de 2016

COMUNIDADE QUILOMBOLA BORDAS DO LAGO PARTICIPA DO PLANO PERNAMBUCO QUILOMBOLA


A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), lançou hoje (21), através do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), o I PLANO PERNAMBUCO QUILOMBOLA (PPQ). O ato aconteceu no Teatro tabocas no Centro de Convenções de Olinda, com o objetivo de promover a igualdade racial e proteção dos direitos das comunidades tradicionais.
A data foi escolhida por ser o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 21 de Março de 1960.
O Pernambuco Quilombola será constituído por três atos:

O lançamento do I Plano PE Quilombola (PQP);

O Projeto Empreendedorismo;

Fórum Estadual de Gestores da Política Quilombola (FOGESQ).

O plano PE Quilombola engloba ações nas seguintes áreas: Acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local e educação.
O projeto empreendedorismo vai fomentar a incubação de empreendimentos comerciais situados nas comunidades quilombolas de 11 municípios pernambucanos.
O Fórum tem o papel estratégico de materializar a promoção da igualdade racial ao organizar, articular e fortalecer o diálogo com os municípios. Atualmente o governo de Pernambuco está articulando recursos para o festival e jogos das comunidades Quilombolas além de realizar a migração da Gestão Básica para a Gestão Plena, visando ampliar seu multiplicador de 1,5 para 3 em chamamentos públicos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).
Um grande avanço nas políticas sociais voltadas para as comunidades tradicionais que pode servir de abertura para o principal entrave à comunidade da Agrovila 04 da reta: definição territorial para implantação das políticas sociais que tanto carecem.


Informações e imagens enviadas pelo leitor e colaborador quilombola João Paulo






Nenhum comentário:

Postar um comentário