sexta-feira, 8 de abril de 2016

INCLUSÃO ESCOLAR – INCLUA ESSE CONCEITO EM SUA VIDA

Imagem: Nova Escola

Todas as crianças têm direito de estar na escola e usufruir das situações de aprendizagem ofertadas, porém para fazer da escola um espaço onde todos aprendam a partir das próprias possibilidades se faz necessário um olhar e crença do sujeito educador de que todos podem aprender e conviver em um mesmo espaço, independentemente de suas diferenças. Quando essa diferença não é opção individual, mas condição, o desafio é maior... consequentemente a resistência ao novo também.    
A Escola Estadual Jatobá se destaca na cidade pelo compromisso que assumiu diante esse desafio: educação especial, assim como o Centro Beethoven, que carece de melhor estrutura física para manter o serviço (reveja abaixo o descaso público municipal com o Centro Beethoven):


O Blog Gota D’Água convida profissionais da educação para publicar diversas matérias relacionadas ao tema: artigos, experiências exitosas, projetos, além de espaço para denúncias quando esse direito for negado ou ofertado de maneira irregular.

INCLUSÃO ESCOLAR - NOVA ESCOLA

Aproveitamos o espaço para divulgar o espaço INCLUSÃO ESCOLAR do site da revista NOVA ESCOLA. Tem como objetivo travar um diálogo permeado de propostas de reflexão sobre as questões que envolvem a inclusão de alunos com as mais diversas formas de deficiência na escola, visando à busca por estratégias e intervenções adequadas para cada um deles. 
Também é importante ter em vista que são evidentes os ganhos de toda a comunidade escolar do ponto de vista da formação ética, quando se convive com todos. Por essa razão, o portal da revista oferta o convite para que, além da reflexão e análise, possamos compreender o papel da diversidade na formação de nossas crianças através do grupo de estudos INCLUSÃO ESCOLAR – NOVA ESCOLA CLUBE.
O período de mediação de Maria da Paz Castro ocorrerá entre 04 e 20 de abril de 2016.

SEQUÊNCIA DE ESTUDO

Atividade 1 - Trocando ideias e experiências (já está disponível)

Atividade 2 - Inclusão: do que estamos falando? (já está disponível)
Quem participar de pelo menos 75% das atividades receberá um certificado digital.

MEDIAÇÃO

Maria da Paz Castro (Gunga) atua na área de educação desde 1987. Foi professora e orientadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 por aproximadamente 20 anos, além de formadora de professores. Atualmente, é orientadora de Práticas Inclusivas da Escola da Vila, em São Paulo, e formadora na área da educação inclusiva. Atua também como educadora em Direitos Humanos no Instituto Vladimir Herzog e selecionadora de trabalhos do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita.  
Mais informações no link:




Nenhum comentário:

Postar um comentário