quinta-feira, 12 de maio de 2016

FRENTE BRASIL POPULAR/ITAPARICA INICIA COM GRANDE ATO

Fotos: Natália Lima e acervo MST

Na última terça-feira (10) em Petrolândia, aconteceu a fundação da coordenação da Frente Brasil Popular de Itaparica, composta pelas Instituições e Movimentos Sociais: PT, PC do B, CUT, FETAPE e o MST, tendo como primeira ação ato contra o impeachment.
O ato contou com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, Orocó, Itacuruba, Jatobá, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Ibimirim, Manari, Inajá, Tacaratu, FETAPE, Polo Sindical, SINTEPE, SINSEMP, CUT, CTB, MST e PT, além de representações das juventudes, indígenas, quilombolas, sem teto...
A concentração se deu na rodoviária municipal, seguindo com marcha e obstrução da ponte de acesso ao município de Petrolândia, na BR-316, com queima de pneus. Após uma hora de falas contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff seguiu em marcha para frente da prefeitura onde o ato foi encerrado com falas das representações sindicais e de movimentos sociais.
A Frente Brasil Popular Itaparica soma força à Frente Popular Petrolândia e demais partidos de esquerda e movimentos sociais para análise de conjuntura nacional, atos em defesa da democracia e apoio a candidaturas independentes progressistas da região de Itaparica, como a da já anunciada pré-candidatura do PT em Petrolândia, Adriana Gomes às próximas eleições municipais que prometem ser as mais acirradas dos últimos tempos.

Com a decisão do senado tomada, o afastamento por 180 dias determinado e uma nova equipe de governo formada por Michel Temer apresentada, os sindicatos, movimentos sociais e políticos de esquerda irão continuar o movimento de denúncia à ilegitimidade desse governo, combatendo medidas que retirem direitos da classe trabalhadora e lutando pela democracia.
Destacamos a fala do coordenador do MST, Francisco Terto, que contextualizou a situação nacional à local, mandando um recado claro aos pré-candidatos das eleições municipais:
“Fizemos muitas batalhas esse ano aqui em Petrolândia e faremos muitas mais, pois é uma cidade estratégica. É um polo de agricultura, um polo de reforma agrária, de piscicultura, de reforma agrária e merece ser disputada contra aqueles que querem ver Petrolândia no atraso. Temos que dar uma resposta pela democracia, mas também precisamos dar uma resposta aqui por Petrolândia. Contem com o MST, pois é num momento de conflito de classes como esse que podemos ver claramente quem está do lado do projeto do povo.
Serão 180 dias que, provavelmente, a presidenta será afastada do cargo, temporariamente... Significa que a guerra não estará perdida. Vai depender de mim, de você, vai depender do conjunto da classe trabalhadora que começou a dar a resposta hoje: nas BR’s, nas pontes... Alguém aqui comentou que a presidenta Dilma vai descer a rampa, mas será muito melhor ver Michel Temer descer a rampa de cabeça baixa. Um bandido. E aquele de Petrolândia que apoiar golpista se prepare que sua hora vai chegar!”






















Nenhum comentário:

Postar um comentário