quarta-feira, 25 de maio de 2016

REELEIÇÃO E POSSE NO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PETROLÂNDIA

Imagens: Daniel Filho

 No último sábado (21) acompanhamos a cerimônia de posse da nova diretoria do STR - Petrolândia que reelegeu o senhor José Maurício para mais quatro anos de serviços em defesa do agricultor.
Nas falas a presença do sentimento de unidade entre os trabalhadores do município que, cada vez mais, despertam à consciência de classe e se organizam em sindicatos para defesa de seus direitos. A bibliotecária Maria Helena e a professora Fabiane Kelly parabenizaram o senhor José Maurício pela reeleição e mostraram gratidão pelo espaço e oportunidade recebida para a fundação do SINSEMP (Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolândia):
“Agradecemos ao senhor que abriu as portas e foi de fundamental importância para a fundação de nosso sindicato. Antes trabalhávamos e lutávamos de forma isolada e, claro, não percebíamos avanços. Graças a seu apoio pudemos fundar nosso sindicato e hoje temos um forte instrumento de luta.” Declarou Maria Helena.
“Hoje sabemos e temos a consciência de que somos uma unidade, independente da função, somos todos trabalhadores e precisamos nos unir pela construção da justiça social e da dignidade humana. Queremos dizer, senhor José Maurício, que o SINSEMP reconhece todo o seu esforço e declara estar junto nessa luta. Contem sempre conosco.” Completou Fabiane Kelly.
José Maurício agradeceu os votos de todos os companheiros e, após um breve retrospecto de sua trajetória à frente do sindicato, reafirmou seu compromisso com a causa trabalhadora.
Conversamos com o presidente reeleito e o seu atual vice, Natanael Caetano.

JOSÉ MAURÍCIO

“Poucos sabem como foi o processo para chegar até aqui. O meu primeiro mandato foi como suplente na parte de finanças. Mas infelizmente eu observava uma estrutura montada para maltratar os trabalhadores e sócios. Não eram bem recebidos, não tínhamos nenhum contato com movimentos sociais. Foi quando às vésperas da eleição, quando eu não pensava em ser candidato, que recebi uma ligação. Uma senhora me telefonou perguntando se eu seria candidato e respondi que não, ela disse que se eu não fosse passaria a me chamar de canalha, pois eu sabia de todos os maus tratos sofridos e não poderia ficar quieto.
Foi quando, então, decidi participar. Formamos uma chapa sem dinheiro contra uma diretoria montada e estruturada pela prefeitura que dava todo apoio e suporte à Marta. Encaramos e deu tudo certo.
Revendo as vitórias de nosso primeiro mandato, considero como o de maior importância a busca e conquista da unidade. Hoje somos parceiros de todos os sindicatos, presidentes de associação, movimentos sociais. Inclusive o MST era visto aqui como inimigo e hoje é um grande aliado. Conseguimos unificar, firmes e fortes, pelo melhor para Petrolândia junto a esses movimentos, pois a prefeitura não quis ser parceira.
Temos também algumas ações do primeiro mandato que gostaria de comunicar: cento e setenta (170) declarações de confinantes; dez (10) transferências de carteira de sindicato; (76) autorizações para descontos dos aposentados; duzentos e três (203) novos filiados ao sindicato; vinte e seis (26) recursos na justiça sobre causas diversas; trezentos e dez (310) requerimentos encaminhados para aposentadoria, salário maternidade, auxílio doença, auxílio reclusão; emissão de quatrocentas e setenta (470) DAP’s (Declaração de Aptidão ao Pronaf), trazendo um grande lucro, quase R$3milhões de reais ano, para Petrolândia, além dos quatro tratores, do programa mais alimentos, e quatro carros pequenos. Queremos continuar esse empenho em 2016, mesmo com a tal crise a gente vai pra cima porque só mostra quem é bom quando o momento é ruim, aí podemos saber quem tem capacidade. Nosso sindicato, junto à sociedade, está pronto para mandar esse recado. As portas do sindicato estão abertas para o povo para ajudar no que for possível.”

NATANAEL CAETANO

“Tudo começou quando eu, seu Zé e outros companheiros identificou o ‘apelegamento’ de parte da diretoria do sindicato em 2012. Gente da diretoria com cargos e secretarias dentro da prefeitura e, com isso, trazendo muita dificuldade para os sócios, tornando um sindicato burocrata e sem transparência. Ficamos indignados. O próprio Zé Maurício entregou o cargo de finanças que tinha, foi quando conseguimos montar nossa chapa com muita dificuldade.
A diretoria pelega sendo apoiada pela prefeitura e nós desenvolvendo o trabalho de formiguinha fomos vendo a indignação das pessoas. Conseguimos vencer e mostrar um trabalho nesses quatro anos e vencer muitos desafios. Os erros que cometemos buscaremos, junto ao diálogo, transformar em acerto. Essa casa (sede do sindicato) não é da diretoria, mas de todos os sócios e povo de Petrolândia.”





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário