sábado, 8 de dezembro de 2018

BARONESAS SE ALASTRAM NA ORLA FLUVIAL, EM NOTA PREFEITURA ESCLARECE...

Imagens: Divulgação


Em nota prefeitura esclarece população acerca das baronesas alojadas na orla fluvial após as últimas chuvas:

NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

A Prefeitura de Petrolândia – PE, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, vem através desta nota, esclarecer a população sobre as diversas informações distorcidas a cerca das baronesas que estão se alojando na orla fluvial depois das últimas chuvas.
A retirada das baronesas vem sendo realizada através da utilização de uma escavadeira hidráulica, pá carregadeira, caçambas e também trabalhadores braçais. Por oportuno, esclarecemos que as baronesas chegadas na orla foram arrastadas da margem esquerda do lago pela correnteza das águas do Riacho da Barreira. Após a ocorrência das chuvas da terça e da quarta-feira passadas o fluxo da água do riacho que deságua no Lago de Itaparica empurrou as baronesas para o lado direito. De certa forma, a natureza nos ajudou, pois na orla o acesso para a retirada das plantas é bem mais fácil.
Deixamos claro que essas plantas não são as mesmas que já foram retiradas do lago e transportadas até o aterro sanitário e também para doação a agricultores. Não discordamos que existe relação do aumento excessivo das baronesas com o despejo de esgotos no Rio São Francisco, assim como sabemos que a baixa vazão dos últimos anos também contribuiu para o surgimento de problemas afins. Infelizmente o Velho Chico que passa por 5 estados, 521 municípios e tem 2.863 km de comprimento vem recebendo esgotos da maioria das cidades.
O município de Petrolândia é um dos poucos ribeirinhos do Rio São Francisco que possui tratamento de esgotos. Devido ao crescimento da cidade o sistema de esgotamento sanitário implantado pela Chesf não atende mais a demanda. Sabemos que existem muitas residências, inclusive na orla fluvial, cujos moradores interligaram os esgotos nas galerias destinadas ao escoamento das águas das chuvas, assim como alguns proprietários de pequenas chácaras nas margens do Lago que retiram indevidamente a água do esgoto para a irrigação. Tudo isso retira a eficiência do esgotamento sanitário e prejudica o meio ambiente.
Os investimentos necessários para o esgotamento sanitário eficiente do município é da R$ 21.024.857,16. Felizmente Petrolândia será contemplada através do Ministério da Integração Nacional - MI com os recursos para execução do projeto de saneamento que atenderá toda a área urbana, inclusive o Bairro Nova Esperança. Esse recurso é oriundo da contrapartida social do MI e está vinculado a liberação de licença ambiental da transposição do Rio São Francisco, ou seja, é obrigação legal que já deveria ter sido cumprida, tendo ensejado o Inquérito Civil nº 1.24.004.000005/2017-61 e a Recomendação nº 13/2017 do Ministério Público Federal que entre outros pontos, versa o Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos. A realização da obra está a cargo da CODEVASF por meio do Processo 59530.000754/2018-51, tendo sido anunciada pelo Presidente Avelino Neiva em ato em Petrolina-PE no último dia 05 a autorização para o processo licitatório.
Assim, temos a esperança de que em breve serão eliminadas não somente as consequências, mas, sobretudo as causas desse problema antigo.         
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário