sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PETROLÂNDIA: CÓDIGO DE POSTURA

Imagem: Daniel Filho



Hoje (22) aconteceu a audiência pública sobre Projeto de Lei do executivo que visa criar um “código de conduta”, referente a temas diversos (descarte de lixo, ocupação indevida das calçadas, abandono de animais domésticos, entre outros), a estipular uma série de multas aos munícipes reincidentes nas infrações.
Um projeto necessário a todas e todos, mas que por equívocos (tanto na redação de alguns excertos, quanto na compreensão de outros) gerou o impasse de se aprovar ou não. Para tanto, foi convocada a audiência pública para essa manhã de sexta (10h00min).
Doutor Saulo, convocado para expor, em nome do poder executivo, a importância do código de conduta para o melhor convívio social entre os moradores, em seu discurso elaborou que, por vezes, a independer da eficácia ou não da gestão e legislativo em fiscalizar e impor medidas de regulamentação, o que define o bem estar social é a educação e cultura em seu meio. Justificando, então, ser a punição, por advertências e multas, um meio de conscientização e reeducação.
Os discursos contrários à aprovação do projeto como está redigido hoje, cuja defesa foi relatada pelo vereador Evaldo Nascimento (PSD), mostrou consenso em diversos pontos do texto, mas exigindo emendas e revisões para que os mais pobres e vendedores ambulantes não sejam punidos de forma severa, enquanto o poder público e grandes empresários não sejam enquadrados com o mesmo rigor.
A audiência foi encerrada com a garantia de releitura e apresentação de emendas para que sua votação aconteça o mais breve possível.

CRÍTICAS E RESPOSTAS

Imagem: Paula Viviane

O Blog Gota D’Água esteve presente na cobertura e, em plenária, expôs críticas relacionadas ao horário da audiência, o que impede e ou dificulta, a participação de populares, sugerindo que o horário da noite, acompanhada de uma boa e ampla comunicação, sempre será mais viável para a participação popular. Também sobre a não disponibilização ampla do texto original nas mídias e redes sociais para que, em posse do conteúdo, a população pudesse melhor compreender e dar destaques aos pontos mais polêmicos na audiência, complementando que votar código de conduta antes de atualizar a lei orgânica, plano diretor, plano de resíduos sólidos, de mobilidade e acessibilidade urbana, soava contraditório.
Doutor Saulo respondeu ser possível viabilizar o código de conduta antes de tais atualizações, ainda que reconheça a importância desses instrumentos.

Imagem: Paula Viviane

O presidente da casa, Joilton Pereira (PTB), assim como o vereador Evaldo Nascimento (PSD), quanto à crítica referente ao horário reconheceu a dificuldade, mas legou tal atitude ao poder judiciário. Segundo eles o poder judiciário só se disponibiliza a participar de audiências públicas em seus horários de expediente (manhãs). O Blog disponibiliza o espaço para resposta.
O presidente da Câmara, sobre a lei orgânica, garantiu que a mesma foi atualizada ano passado (2018), mas a única versão disponível ao público data de Outubro de 2010, cujo texto foi copiado da L.O. da cidade do Recife, portanto não contemplando a realidade municipal (ao final dessa matéria, link para acesso do documento na íntegra). O Blog procurou Joilton ao final e pediu uma cópia da lei atualizada, o mesmo garantiu que encaminhará no máximo até segunda-feira (caso exista, ainda não está disponibilizada ao público, como deveria estar), por fim, o presidente confundiu nossa crítica referente a não disponibilização do texto do projeto de lei antes da audiência com não ter enviado convite para o comparecimento ao ato (de fato, o Blog e Canal não receberam convite).
Continuaremos a acompanhar as decisões referentes a um instrumento de clara importância para o bem estar social, mas que precisa ser construído de forma democrática e transparente.

MATÉRIA RELACIONADA

Como descobrimos que a lei orgânica municipal de Petrolândia é uma cópia. Saiba mais:

Lei Orgânica (2010):

Imagem: Paula Viviane



Nenhum comentário:

Postar um comentário