sábado, 23 de março de 2019

MILHARES DE BRASILEIROS ÀS RUAS CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Imagens: Daniel Filho



No dia nacional de Luta em defesa da Previdência, manifestações ao redor do país reuniram milhares de pessoas durante toda a sexta-feira (22). Os atos foram organizados por dez centrais sindicais e pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e são uma resposta à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 6/2019, enviada em janeiro ao Congresso Nacional pelo governo Jair Bolsonaro (PSL). Sindicalistas e ativistas querem barrar o avanço da PEC e criar força social para uma greve geral nos próximos meses.
Além das capitais, centenas de municípios do interior tiveram atos contra a reforma da Previdência.
O Blog Gota D’Água esteve presente nas atividades e manifestação de Recife.
Pela manhã, no auditório G2 do Bloco G da Universidade Católica aconteceu  o debate realizado pelo Sintepe: "Reforma" da Previdência - o que muda para os/as Trabalhadores/as em Educação?. Com coordenação de Ivete e Fernando Melo, contou com os debatedores Heleno Araújo (presidente da CNTE) e Breno Perez Coelho (advogado).
“Cada vez que eu leio essa PEC eu perco uma noite de sono. Ela é maquiavélica e cruel, principalmente, com as mulheres(...) fere o princípio constitucional da dignidade humana(...). Esse modelo previdenciário apresentado (de capitalização, onde a responsabilidade de poupar passa a ser exclusiva do trabalhador) é copiado do ditador chileno Pinochet, cujo resultado foi levar dezenas de idosos empobrecidos ao suicídio. Para se ter uma ideia do quanto esse formato é prejudicial, dos trinta países que o adotaram, dezoito já voltaram ao modelo antigo, que é o modelo que temos hoje(...)”  Declarou o palestrante Breno Coelho. (o debate pode ser assistido na íntegra clicando nos links ao final da matéria)

MANIFESTAÇÃO

Realizado em conjunto pela CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CSB, intersindical Luta e Organização, CSP - Conlutas, Intersindical-Central da Classe Trabalhadora, CGTB e NCST, e frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Previdência foi um evento nacional de luta e de preparação para a Greve Geral.
Em Recife iniciou concentração na Praça do Derby a partir das 15h00min. Segundo organizadores contou com a presença de 40 mil participantes.


Debate sobre reforma da previdência:












Nenhum comentário:

Postar um comentário