sexta-feira, 5 de abril de 2019

MILITARES, COM OMISSÃO DA JUSTIÇA, IMPEDEM A LIBERTAÇÃO DE LULA

Imagem: Folha/UOL



O adiamento do julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade que questiona a legalidade da prisão após condenação em 2ª instância, que poderia beneficiar Lula com o simples cumprimento da Constituição, teria influência dos militares, segundo jornalista de “O Globo”, Ricardo Noblat.
Em seu twitter afirmou:
“É simples: o Supremo não julgará agora o recurso contra a prisão em 2ª instância porque está com medo de tomar qualquer decisão. Militares já avisaram que não aceitam a revogação da prisão em 2ª instância porque assim Lula seria solto. Bolsonaro quer vê-lo mofar na cadeia.”
Não seria a primeira vez que militares, por meio de mensagens, buscaram influenciar decisões do Supremo. O caso mais explícito aconteceu no dia 3 de Abril de 2018, onde, às vésperas do julgamento do Habeas Corpus de Lula, o general Villas Boas publicou em seu twitter:
“Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais? (…) Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais”, publicou. Mensagens lidas no Jornal Nacional por Willian Bonner na edição que foi ao ar no mesmo dia.
O general, tempos depois, foi convidado a integrar o governo Bolsonaro para fazer parte do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Vale destaque que o juiz responsável pela prisão de Lula também ocupa o cargo de ministro no mesmo governo.
As forças armadas de 2019 usarão a mesma falácia de “ameaça comunista” que usou em 1964 para justificar a derradeira fragilização de nossas instituições democráticas para sua manutenção no poder? Ao custo de quanto sangue? Sem reação objetiva até quando?

2 comentários:

  1. QUAL É A ARMA CONSTITUCIONAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO... É A CONSTITUIÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR, OU É O FUZIL COM A IMPOSIÇÃO DO MEDO PELAS FALÁCIAS COLOQUIAIS DE INTERESSE POLÍTICO...

    ResponderExcluir
  2. Porque que o militares ao cuidam dos seus afaseres ao inves de estarem complicando com a vida do lula oque vcs mais querem e afundar o brasil com o marreco e o monstrolixo

    ResponderExcluir