sábado, 8 de junho de 2019

BRIGADA MARIA DA PENHA: A GUARDA MUNICIPAL COMO INTRUMENTO EM DEFESA DA MULHER

Imagem: Mandy/Diário de Pernambuco


A Brigada Maria da Penha é um braço da Guarda Municipal do Recife para prestar assistência e proteção às mulheres vítimas da violência doméstica e familiar, sob medida protetiva, atendidas no Centro de Referência Clarice Lispector.
A brigada tem duas equipes formadas por homens e mulheres que se revezam em plantões de 12h por 36h. A principal arma do grupo é o comprometimento com a garantia de direitos das mulheres. Carregam também uma arma de choque e um cassetete. Outra ferramenta indispensável é o contato por telefone, que liga as equipes diretamente às mulheres vítimas.
O serviço completou um ano em março e nos primeiros três meses deste ano já acompanhou 150 mulheres encaminhadas pela equipe do Clarice. Além das chamadas de emergência e rondas nas imediações da residência das vítimas para monitorar se há descumprimento da medida protetiva por parte do agressor, a brigada também acompanha a equipe técnica da Secretaria da Mulher, a qual o Clarice está ligado, nas atividades internas e externas de atendimento às vítimas, como ouvidas em delegacias, audiências na Justiça e visitas domiciliares. O acompanhamento só acaba quando a mulher assina um termo onde deixa clara essa decisão. As visitas às mulheres podem acontecer até mesmo uma vez por semana, a depender da gravidade das ameaças.
O exemplo pode e precisa ser adotado em todos os municípios.

SINAIS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER:

Diminuir sua opinião
Mentir
Mexer em suas coisas
Culpar você por tudo
Chamar você de louca
Humilhar você em público
Chantagear
Assediar
Intimidar/ameaçar
Controlar/proibir
Destruir bens pessoais
Forçar uma relação sexual
Bater
Confinar/aprisionar
Ameaçar de morte

Fonte: Secretaria da Mulher do Recife/Diário de Pernambuco
                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário