segunda-feira, 12 de agosto de 2019

VAZA JATO: NOVOS VAZAMENTOS MOSTRAM DALLAGNOL USANDO O MOVIMENTO “VEM PRA RUA” COMO LARANJA

Imagem: Folha press


O site The Intercept Brasil publicou novos vazamentos que mostram Deltan Dallagnol, procurador responsável pela operação lava-jato, manipulando movimentos de rua, como o “Vem pra Rua” e “Instituto Mude”, para causas políticas pessoais dele e da operação.
O promotor pautou atos públicos, publicações em redes sociais e manifestações dos movimentos de forma oculta, tomando cuidados para não ser vinculado publicamente a eles. Os chats mostram que Dallagnol começou a se movimentar para influenciar a escolha do novo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal apenas um dia após a morte do ministro Teori Zavascki, antigo responsável pelos processos da operação no STF.
Os diálogos mostram ainda que o procurador articulou ações para constranger ou pressionar ministros nos julgamentos que discutiram a prisão em segunda instância.
Dallagnol instruiu procurar o “Vem Pra Rua” para reproduzir mensagem do jurista Luiz Flávio Gomes cujo teor atacava Mendes, Lewandowski e Toffoli a afirmar que “comprovar-se-á que o diabo também pode vestir toga” se a relatoria da Lava Jato caísse com um dos três. Mas pediu anonimato na sugestão: “só não me citem como origem, para evitar melindrar STF”.
O “Mude” seguiu a recomendação e logo compartilhou o texto do jurista. No fim das contas, Fachin foi transferido para a 2ª Turma e acabou sorteado relator da Lava Jato. Dallagnol comemorou o resultado em 2 de fevereiro numa conversa com Fabio Oliveira, do Mude: “Fachin foi coisa de Deus”.
Essas e outras revelações podem ser acompanhadas integralmente no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário